Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LUTO

Morre Paolo Rossi, carrasco do Brasil na Copa de 82

Imprensa da Itália informa morte do ex-atacante italiano, campeão e artilheiro do Mundial da Espanha

Redação Publicado em 09/12/2020, às 21h20 - Atualizado às 21h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paolo Rossi, durante a final da Copa do Mundo de 82, contra a Alemanha - GettyImages
Paolo Rossi, durante a final da Copa do Mundo de 82, contra a Alemanha - GettyImages

Campeão do Mundo com a Seleção Italiana e carrasco do Brasil em 1982, o ex-jogador Paolo Rossi morreu nesta quarta-feira, 09, aos 64 anos. A informação foi divulgada inicialmente pela TV RAI, e depois confirmada pela “Gazzetta dello Sport”.

Artilheiro da competição com seis gols, o ex-atacante foi eleito o melhor jogador do Mundial. Foi dos pés de Paolo que saíram os três gols da histórica vitória que eliminou a Seleção Brasileira. Com nove gols, ele divide a artilharia da Itália em Copas do Mundo com Baggio e Vieri.

Até a segunda fase da Copa de 1982, o ex-jogador da Juventus não havia marcado nenhum gol, mas marcou três na vitória por 3 a 2 sobre o Brasil comandado por Telê Santana, que contava com craques como Zico, Falcão, Júnior e Sócrates.

Rossi ainda marcou mais dois tentos na vitória por 2 a 0 sobre a Polônia, na semifinal, e marcou o primeiro dos italianos na vitória por 3 a 1 contra a Alemanha na final.

Em 2004, Paolo foi incluído na lista dos 123 maiores jogadores vivos pela Fifa, em comemoração aos 100 anos da entidade máxima do futebol. 

Nascido na cidade de Prato, na região da Toscana, Paolo Rossi iniciou sua carreira na Juventus, e passou por Como, Vicenza, Milan e Hellas Verona, onde encerrou a carreira, em 1987. Na Velha Senhora, o ex-atacante viveu a era mais vitoriosa da carreira, onde conquistou dois títulos do Campeonato Italiano, uma Copa Europeia (atual Champions League), uma Supercopa da Uefa, uma Recopa Europeia, e uma Copa da Itália.

Nos últimos anos, o ex-jogador se tornou comentarista nos canais Mediaset e Rai, da Itália. Paolo Rossi deixa a esposa, Federica, e os três filhos, Sofia Elena, Maria Vittoria e Alessandro.