Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA

Ministério da Saúde fortalece ações para atender emergências durante jogos da Copa do Mundo Sub-17

Nesta quinta-feira, 24, será ativado o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde para monitorar as ocorrências em saúde nas cidades-sede dos jogos

Redação Publicado em 24/10/2019, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ministério da Saúde inicia as atividades para precaução no Mundial Sub-17 - Getty Images
Ministério da Saúde inicia as atividades para precaução no Mundial Sub-17 - Getty Images
O Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA SUB-17, entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. Nesse período, serão recebidas as seleções e delegações de 23 países, além dos turistas estrangeiros e dos brasileiros que irão se deslocar internamente para assistir aos jogos. Com o objetivo de acompanhar e atender as situações de emergência e de risco em saúde nesse período, o Ministério da Saúde inicia as atividades, nesta quinta-feira (24/10), em Brasília, do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), que vai estar interligado com os três Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) instalados nas cidades-sede dos jogos: Goiânia (GO), Cariacica (ES) e Gama (DF).
O CIEVS contará com técnicos especializados do Ministério da Saúde, que vão atuar de forma articulada com profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) dos estados em que os jogos serão realizados. O Centro Integrado permanece em operação durante 28 dias e os profissionais poderão, sempre que necessário, acionar imediatamente equipes de pronta-resposta, no caso de qualquer emergência de saúde pública, confirmada ou suspeita. Eles vão monitorar ainda os atendimentos realizados para possível identificação de casos de doenças infecciosas, para assegurar o tratamento adequado e medidas de controle. Além disso, os profissionais das áreas de Vigilância e Atenção à Saúde estarão nos estádios, durantes os jogos, para identificação de potenciais ameaças à saúde pública.
O Brasil, especialmente as três cidades-sede, receberá seleções e delegações da Ásia (Austrália, Japão, República da Coreia e Tajiquistão); África (Angola, Camarões, Nigéria e Senegal); América do Norte, Central e Caribe (Canadá, Haiti, México e EUA); América do Sul (Argentina, Chile, Equador, Paraguai); Oceania (Nova Zelândia e Ilhas Salomão); Europa (França, Hungria, Itália, Holanda e Espanha).
O trabalho de preparação do Brasil, em saúde, para sediar a Copa do Mundo Sub-17 acontece desde o início deste ano. Entre 1º de março a 1º de setembro, o Ministério da Saúde acompanhou e analisou os últimos eventos em saúde, como registro de doenças infecciosas, doenças sexualmente transmissíveis e doenças de transmissão alimentar, nos 24 países classificados, incluindo o Brasil.
O governo brasileiro também enviou indicações pré-evento aos países participantes, como recomendação de vacinação, fornecimento de orientações de prevenção e controle às agências de turismo responsável pelo trânsito dos viajantes, além da distribuição de materiais informativos referentes à vacinação, higiene, consumo de água e alimentos seguros, entre outros. As recomendações aos países também foram voltadas para durante e pós-evento, com a sensibilização da rede de saúde para detecção oportuna de agravos e doenças, com direcionamento do atendimento; e notificação e comunicação ao CIEVS, quando ocorrer eventos saúde em pessoas com histórico de viagem ao Brasil no período dos jogos, além do compartilhamento das informações.

5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.