Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Messi ou Maradona? Saiba quem tem mais títulos e quem fez mais gols

Genialidade dos craques argentinos conquistou admiradores ao redor de todo o mundo

Izabella Macedo Publicado em 02/12/2020, às 18h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Messi ou Maradona? Saiba quem tem mais títulos e quem fez mais gols - GettyImages
Messi ou Maradona? Saiba quem tem mais títulos e quem fez mais gols - GettyImages

Aos 60 anos, Diego Armando Maradona faleceu depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. A morte do maior ídolo da história do futebol da Argentina fez com que a história, a habilidade e a técnica dele fossem lembradas.

Com isso, veio também a pergunta: Vai existir um novo Maradona? E o Messi, poderá substituir o ídolo?

O craque argentino se tornou um dos melhores jogadores do seu país ainda muito jovem e mostrando muita habilidade, alcançou níveis inimagináveis para alguém com sua idade.

Hoje cravado na história do Barcelona como um dos principais jogadores, ter Messi como sucessor de Maradona parece ser algo natural, mas você já parou para pensar quem tem os melhores números dentro de campo?

Diante desses questionamentos, o SportBuzz separou a história dos ídolos dentro dos gramados e acredite se quiser: Maradona nunca foi bom nas estatísticas como é Lionel Messi. Confira:

Maradona - O início da carreira

Com a bola nos pés, na opinião de muitos fãs, o eterno ídolo do Napoli e do Boca Juniors foi tão genial ou até mais que outros monstros do futebol. 

Isso porque o El Pibe foi dono de um domínio impressionante e um drible seco e rápido, que fez com ele se sobressaísse com suas arrancadas, visão de gol privilegiada e uma boa finalização. 

Apesar disso, Maradona será muito lembrado pelo seu poder de improviso, que era algo inesquecível e que nos faz rever até hoje os vídeos das suas partidas com admiração.

Revelado pelo Argentinos Juniors, Maradona estreou profissionalmente a dez dias de completar 16 anos. No pequeno clube de Buenos Aires, o ídolo jogou de 1976 a 1980, marcando 116 gols em 166 jogos (média de 0,70 por partida). 

Com o Argentinos Juniors, Maradona não foi campeão, e chegou no máximo às quartas de final em 1980. Porém, foi cinco vezes artilheiro seguido, quando eram disputados dois campeonatos por ano, e é até hoje o único jogador do clube a marcar mais de 100 gols na competição. 

Messi - O início da carreira

Messi foi integrado ao time principal na temporada 2003-2004, com apenas dezesseis anos, debutando em um amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão, em 16 de novembro de 2003.

O primeiro jogo oficial, porém, viria quase um ano depois, na temporada seguinte. Foi no clássico contra o Espanyol, em 16 de outubro de 2004.

Na época, ele se tornou o mais jovem jogador do time em partidas oficiais, tanto pelo futebol espanhol quanto pela Liga dos Campeões, marcas que posteriormente seriam batidas por Bojan Krkić, em 2007.

O primeiro gol viria contra o Albacete, já na temporada seguinte, em 1 de maio de 2005.

Messi x Maradona

Em sua carreira, entre 1976 e 1998, Maradona disputou 720 jogos e marcou 362 gols em jogos oficiais. Messi, atualmente, tem 711 gols em 884 jogos oficiais. Nos títulos, Messi conquistou 33, enquanto Maradona levantou 10 vezes o caneco.

Maradona é para muitos argentinos o maior de todos os tempos, acima de Messi, por conta do sucesso com a Seleção Argentina. O craque levantou a Copa do Mundo, em 1986, além de conquistar um Mundial Sub-20 em 1979.

Messi nunca conseguiu conquistar um título pela seleção principal da Argentina, mas tem dois troféus na base: o Mundial sub-20 de 2005 e o ouro olímpico de 2008.

Títulos por clubes

Champions League - Maradona: 0 - Messi: 4

Ligas Nacionais - Maradona: 3 - Messi: 10

Mundiais de Clubes - Maradona: 0 - Messi: 3

Copas Nacionais - Maradona: 3 - Messi: 6

Supercopas Nacionais - Maradona: 2 - Messi: 8

Copas do Mundo - Maradona: 1 - Messi: 0

Copas da UEFA/Liga Europa - Maradona: 1 - Messi: 0

Mundiais Sub-20 - Maradona: 1 - Messi: 1

Gols

Por clubes - Maradona: 446 - Messi: 627

Por seleções - Maradona: 34 - Messi: 70

Principais Prêmios Individuais

Messi tem ampla vantagem sobre Maradona em prêmios de melhor do mundo, sendo 6 a 1.

Messi também leva vantagem na Chuteira de Ouro, prêmio para o artilheiro da Europa na temporada, sendo 6 a 0.

No entanto, Maradona já foi Bola de Ouro de uma Copa do Mundo, em 1986, algo que Messi nunca conseguiu.