Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / JUSTIFICOU

Médico justifica motivo de Renato Gaúcho permanecer no Rio de Janeiro: "A presença dele não era indispensável"

O treinador recebeu algumas críticas após ser flagrado na praia de Ipanema no último domingo, 21

Isabelly Cristaldo Publicado em 23/06/2020, às 09h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renato Gaúcho foi flagrado na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro - AgNews / JC Pereira
Renato Gaúcho foi flagrado na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro - AgNews / JC Pereira

O flagra de Renato Gaúcho em uma praia com os amigos, no Rio de Janeiro, no último domingo, 21, fez com que o médico do treinador explicasse o motivo dele continuar na cidade.

Segundo entrevista de Alexandre Zimerman ao Globo Esporte, o ex-jogador segue longe de Porto Alegre, em casa, por uma série de fatores para minimizar os riscos à sua saúde após duas intervenções feitas no coração.

Zimerman esteve envolvido nos dois procedimentos feitos pelo técnico para corrigir uma arritmia no coração, o último em janeiro deste ano.

Há cerca de dois meses, foi consultado sobre a situação pelo Grêmio e seu corpo médico, responsáveis pela decisão final. Foi quando ficou-se definido a permanência do treinador no Rio.

"A situação do Renato é intermediária, se é possível caracterizar. Idade limítrofe, já teve arritmia, fez dois procedimentos invasivos. Até por ser doença nova, não temos um número, mas é de risco intermediário. Existem pacientes de altíssimo risco. Não é o caso dele", disse o cardiologista.

O médico continuou, afirmando que caso Renato fosse indispensável para o clube no momento, seria autorizado a retornar, mas não é o caso.

“Se começassem os treinos amanhã e ele fosse indispensável, e reitero que isso é uma decisão do Grêmio, a gente aceitaria que ele trabalhasse. A presença dele não era indispensável. E uma pessoa de risco intermediário teria que morar em um hotel, com grande circulação. Mesmo que fique no quarto fechado, vai estar com funcionário diferente interagindo. Em teoria poderia ficar mais isolado lá, foi essa a lógica”, justifica Zimerman.

Porém, furar a quarentena para curtir a praia (algo proibido pelo decreto municipal da prefeitura do Rio) não estava nas recomendações médicas. Entre os internautas surgiram diversas críticas após a divulgação das imagens do treinador nas areias de Ipanema.

Em conversa com o Globo Esporte, o técnico apenas afirmou que não tem o que fazer em Porto Alegre.

"Eu não tenho o que fazer aí (Porto Alegre). Tem os protocolos. Eu falo com o presidente direto. E se ele mandar eu voltar, eu vou amanhã. Mas aí eu não tenho função", disse o treinador.

O Grêmio também emitiu um comunicado oficial e tratou o assunto como “atividade de foro privado”.

"O Grêmio FBPA desde o início da pandemia do Covid-19 vem orientando seus colaboradores sobre cuidados necessários para barrar eventual contágio, além de implementar rígidos protocolos médicos e sanitários, seguindo todas as determinações das autoridades municipal e governamental, para preservar a integridade física de atletas, integrantes da comissão técnica e funcionários em geral.

Seguindo esta referência de procedimentos adotados pela instituição, o técnico Renato Portaluppi está sendo mantido, por recomendação médica, em isolamento social no Rio de Janeiro, onde reside. Neste sentido, mesmo não cabendo ao Clube responder por atividades de foro privado praticadas por seus profissionais, a instituição reitera que determinou a todos rigor e atenção à observância dos mesmos procedimentos sanitários estabelecidos para cumprimento no Centro de Treinamentos e fora dele."


5 itens que todo torcedor do Grêmio vai desejar ter

1- Caneca Grêmio - https://amzn.to/2pIohRz

2- Bateria Portátil Grêmio - https://amzn.to/2J8kXpK

3- Sandália Domenicca Classic Grêmio - https://amzn.to/2P3W6Hs

4- Copo Chopp Grêmio - https://amzn.to/2oR9ft3

5- Fone de Ouvido Grêmio - https://amzn.to/35Va1We

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.