Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DIREITO DE IMAGEM!

Marcos processa EA Sports por direitos de imagem em jogo

O goleiro cobra da desenvolvedora pelo menos R$200 mil por aparições no jogo de futebol "FIFA"

Marcello Sapio Publicado em 17/10/2019, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcos processa EA Sports por direitos de imagem em jogo - Reprodução Instagram
Marcos processa EA Sports por direitos de imagem em jogo - Reprodução Instagram

Um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, Marcos, processou a produtora de jogos, EA Sports pelo uso indevido de sua imagem nas edições de 2005 a 2012 do game "FIFA".

O goleiro pede cerca de R$400 mil de direitos de imagem pelas aparições - $25 mil para cada edição em que o goleiro esteve, que totalizam 16. 

A EA, por sua vez, disse que negociou os direitos de imagem diretamente com o Palmeiras durante o período de 2011 e 2012.

Por conta disso, a desenvolvedora pediu para que o clube alviverde fosse incluído na Ação, mas o pedido fora negado pela Justiça. Porém, o clube foi notificado que pode ser chamado, ao decorrer do processo, para prestar esclarecimentos.

Nos demais anos, a EA utilizou de diversos modos para sua defesa, uma é a de adquire os direitos de todos os atletas do mundo através do FifPro (uma entidade internacional que representa os atletas de futebol de todo o mundo, como uma espécie de Sindicato).

Mas, no Brasil, os direitos de imagem são pessoais, ou seja, só a pessoa em questão pode ceder - ou não - o direito de sua imagem. É bastante comum no Brasil os atletas cederem aos clubes em que jogam.

Neste caso, o time não pode repassar os direitos de imagem de seus jogadores para terceiros sem uma autorização expressa.

No país, a EA vem sofrendo uma série de processos por conta dos direitos de imagem, supostamente, sem autorização de jogadores e ex-jogadores. Ao todo, são mais de 220 processos em andamento na Justiça Brasileira.