Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PROBLEMAS!

Manchester United pode ter participação na Europa League revogada; entenda

Red Devils se classificaram para a Europa League após vencer a Copa da Inglaterra, mas pode perder vaga por questões com clube francês

Redação Publicado em 29/05/2024, às 16h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manchester United - Getty Images
Manchester United - Getty Images

Com uma temporada de 2023/24 bem longe do que todos esperavam, a conquista da Copa da Inglaterra fez com que os torcedores e dirigentes do Manchester United se tranquilizaram. Além de levantar a taça, os Red Devils garantiram uma vaga na Europa League, o que fez o clube atingir a meta de disputar uma competição continental no próximo ano.

Mas, a calmaria pode acabar. Isso, pois a UEFA precisa autorizar que o clube inglês participe do torneio, cuja fase de grupos começa em setembro. Semelhante ao caso do Manchester City na Champions League com o Girona, o Manchester United tem uma questão que envolve o Nice, da França.

Jim Ratcliffe começou a controlar o futebol dos Red Devils em fevereiro deste ano. O bilionário britânico é um dos maiores acionista do grupo INEOS, uma potência global da indústria petroquímica mundial. Além de comandar seu clube do coração, ele tem influência sobre o Lausanne, da Suíça, e o Nice, que, assim como o United, se classificou para a Europa League. O regulamento da UEFA afirma que um mesmo proprietário não pode ter “influência decisiva” em dois ou mais equipes que competem no mesmo torneio.

O Nice ficou na quinta colocação da Ligue 1, se classificando para o torneio diretamente pelo Campeonato Francês. O United terminou na oitava posição da Premier League e, por conta disso, os franceses possuem a prioridade para ficar com a vaga caso não haja um acordo entre as partes envolvidas no debate. Caso isso aconteça, os Red Devils serão “despromovidos” para a Conference League.