Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MANCHESTER UNITED

Manchester United homenageia vítimas do Desastre Aéreo de Munique, de 1958

Há 62 anos, o acidente aéreo matou oito jogadores do United, e outras 15 vítimas

Damaris Andrade Publicado em 06/02/2020, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dentro do Estádio Old Trafford, há uma parte do museu que homenageia as vítimas do acidente - Getty Images
Dentro do Estádio Old Trafford, há uma parte do museu que homenageia as vítimas do acidente - Getty Images

Aconteceu no dia 6 de fevereiro de 1958, um dos maiores desastres na história do futebol. O avião do vôo BE609, da empresa British European Airways, que saiu do Aeroporto internacional de Belgrado, na Iugoslávia, com destino à Manchester, na Inglaterra, caiu em sua terceira tentativa de decolar de uma pista coberta de lama em Munique, na Alemanha.

Ver essa foto no Instagram

Today, we remember them. #FlowersOfManchester

Uma publicação compartilhada por Manchester United (@manchesterunited) em

O avião, que fez escala na cidade alemã para reabastecer, transportava jogadores, comissão técnica, funcionários e jornalistas do Manchester United. Dos 38 passageiros e seis tripulantes, apenas 21 pessoas sobreviveram, e destas, 19 ficaram gravemente feridas.

Dentre os mortos, seis jogadores do United faleceram: Roger Byrne, 28 anos, Mark Jones, 21 anos, Duncan Edwards, 21 anos, Eddie Colman, 21 anos, Tommy Taylor, 26 anos, Liam Whelan, 22 anos, David Pegg, 22 anos, e Geoff Bent, 25 anos.

62 anos depois do desastre, o clube inglês relembrou as vítimas do acidente com várias homenagens aos arredores do Estádio Old Trafford. 

Ver essa foto no Instagram

We loved them then. We love them now. We'll love them always. #FlowersOfManchester

Uma publicação compartilhada por Manchester United (@manchesterunited) em

É um dia sombrio em nossa história e sempre lembraremos dos homens que morreram no acidente e o que isso fez com o clube. Estes dias são muito importantes para nós”, disse Ole Gunnar Solskjaer, atual técnico do United.

O time da época era chamado de “Os Busby Babes” pois quase todos os jogadores eram crias da base do United. A equipe estava em Belgrado pois haviam jogado no dia anterior ao desastre contra o Estrela Vermelha em partida válida pela European Cup, a atual Champions League. O United havia vencido por 2 a 1 em casa, e na partida de volta pelas quartas de final, empataram de 3 a 3, garantindo a vaga nas semis.

No Old Trafford, há uma parte do museu dedicada aos Busby Babe, com som do rádio que noticia algo relacionado à época; os jornais que demonstram a incerteza, as frases ditas por membros do clube. 

Em 2008, quando o acidente completou 50 anos, o clube homenageou as vítimas com os jogadores entrando em campo com as camisas da época com a numeração de 1 a 11. 

Oh, o melhor time de futebol da Inglaterra, seu recorde é realmente ótimo, seus sucessos orgulhosos zombados por uma cruel mudança de destino. Oito homens nunca mais jogarão, que encontraram destruição lá, as flores do futebol inglês, as flores do Manchester”, trecho da música “Flowers of Manchester”, escrita pelo artista Pete Martin em homenagem aos jogadores que morreram no desastre.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.