Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PROCESSO!

Manchester City entra em ação na justiça contra a Premier League; entenda

Contra as medidas de restrição financeira e administrativa, o Manchester City entrou em ação judicial contra a Premier League; entenda o caso

Redação Publicado em 05/06/2024, às 14h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manchester City entra em ação na justiça contra a Premier League; entenda - Getty Images
Manchester City entra em ação na justiça contra a Premier League; entenda - Getty Images

A relação entre o Manchester City e a Premier League é muito especial dentro de campo, já que os Citizens conquistaram a competição nas últimas quatro temporadas. No entanto, no campo jurídico e administrativo, a situação fica muito mais complicada. Nesta semana, o atual campeão entrou com processo legal contra questões da organização, que partem de patrocínios e chegam até em algumas decisões da liga.

A ação do City, majoritariamente, diz respeito a uma discordância com a liga inglesa quanto as regras sobre transação com partes associadas. Essas normas dizem respeito sobre como os clubes estabelecem acordos de patrocínio ou receitas relacionadas à sua propriedade.

Os clubes ingleses votaram a favor de uma aprovação de regras mais rígidas sobre isso em fevereiro deste ano. Essa ação é considerada como uma clara consequência da compra do Newcastle pelo fundo de investimentos da Arábia Saudita, que ocorreu em 2021. O principal objetivo era impedir a inflação de acordos de patrocínios ligados aos donos dos clubes.

Em um documento oficial, o Manchester City afirmou ser uma vítima dessa “discriminação” por parte dos outros clubes. Na visão dos Citizens, as regras aprovadas recentemente foram realizadas com o objetivo de derrubar o sucesso da equipe, que vem se destacando no cenário nacional na última década.

Pep Guardiola comemorando o título da Premier League com Khaldoon al-Mubarak (Crédito: Getty Images)
Pep Guardiola comemorando o título da Premier League com Khaldoon al-Mubarak (Crédito: Getty Images)

O Manchester City pertence a uma rede de patrocínios, o conglomerado City Football Club, e alega que isso torna a Premier League a liga mais disputada do mundo. Na visão do presidente do clube, Khaldoon al-Mubarak, essas medidas restritivas estão fadadas a tirar o brilho da competição.