Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUDANÇAS!

Mais jogos grandes, pontos corridos e divisão por nível: Confira o que terá de novo na Champions!

Jornal espanhol indicou as mudanças que serão feitas pela UEFA para o torneio

Redação Publicado em 19/02/2021, às 08h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu da Champions League no Parque dos Príncipes - GettyImages
Troféu da Champions League no Parque dos Príncipes - GettyImages

As ideias para ter uma nova Champions League a partir de 2024 já estão no papel e podem ser aprovadas pela Uefa no próximo mês.

Pelo menos é o que garante o jornal espanhol "Marca", que deu alguns detalhes sobre o projeto nesta sexta-feira, 19, indicando que a competição pode passar a ter mais duelos entre os gigantes europeus, uma divisão de nível entre as equipes e uma fase de pontos corridos que valerá vagas no mata-mata.

Liga Virtual

A publicação indica que o atual formato, com os 32 participantes divididos em grupos de quatro equipes, será extinto para dar lugar ao que o veículo chama de "Liga virtual".

A Champions passaria a ter 36 equipes, que seriam divididas através de níveis, basicamente como são divididos os potes do sorteio atualmente. Estes times do mesmo grupo se enfrentariam mais vezes, mas também pegariam clubes de outros níveis, sempre em partidas apenas de ida.

Pontos corridos

A fase de pontos corridos garantiria oito vagas para as oitavas de final, e as outras oito sairiam através de uma eliminatória ainda a ser determinada.

O objetivo desta "Liga" dentro da própria Champions é ter uma maior quantidade de jogos considerados grandes, que atualmente são minoria na fase de grupos e costumam acontecer com mais frequência a partir das quartas de final.

Dessa forma, estariam garantidos ao menos seis confrontos considerados grandes para os principais clubes.

Para acalmar os ânimos

O objetivo de toda essa mudança é acalmar os ânimos dos gigantes, que estariam planejando a criação de uma Superliga Europeia com os principais clubes do continente se enfrentando constantemente ao longo da temporada.

Este sonho, apoiado por dirigentes dos principais clubes do mundo, é alvo de duras críticas não só por parte da Uefa, mas pelas ligas nacionais, que indicam uma elitização do futebol.

A Uefa teria criado uma comissão para o projeto da nova Champions, que ainda estaria na fase final de criação.

Segundo a publicação, restaria justamente convencer os clubes envolvidos na Superliga Europeia de que a reforma poderia trazer ganhos financeiros significativos, como maiores cotas de TV.

Um passo importante neste caminho seria uma reunião que acontecerá em breve entre o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin e o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, um dos líderes da ideia de criar uma liga com os superclubes do continente.