Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EURO 2020

Macedônia do Norte pede que Uefa investigue comemoração de Arnautovic, da Áustria

Federação macedônia cita “explosão nacionalista” e pede punição ao atacante em carta enviada à Uefa

Redação Publicado em 15/06/2021, às 09h42 - Atualizado às 09h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Macedônia do Norte pede que Uefa investigue comemoração de Arnautovic, da Áustria - GettyImages
Macedônia do Norte pede que Uefa investigue comemoração de Arnautovic, da Áustria - GettyImages

A Federação de Futebol da Macedônia do Norte enviou nesta segunda-feira, 14, uma carta para a UEFA pedindo uma punição mais severa ao atacante Marko Arnautovic, da Áustria, pela comemoração do terceiro gol austríaco na derrota por 3 a 1, no último domingo, na estreia da Euro 2020. Após a solicitação, a entidade europeia confirmou que abrirá uma investigação que será conduzida pelo Comitê de Ética e Disciplinar. 

Ao balançar as redes no final da partida, o jogador proferiu palavras ofensivas e fez gesto considerado racista ao lateral Ezgjan Alioski, que tem raízes albanesas. Arnautovic chegou a ser contido pelo capitão da Áustria, David Alaba. Pelas redes sociais, o atacante austríaco negou que tenha sido racista em suas comemorações, mas pediu desculpas pela “comemoração exagerada”.

A imprensa europeia apontou que o jogador de 32 anos, cujo pai é sérvio, dirigiu suas provocações aos torcedores e jogadores macedônios Egzon Bejtulai e Ezgjan Alioski, ambos com raízes albanesas. No entanto, em comunicado oficial divulgado no Facebook nesta segunda-feira, a Federação de Futebol da Macedônia do Norte (FFM) afirmou que as palavras de Arnautovic foram especificamente para Alioski, no que chamou de “explosão nacionalista”.

“A Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista do jogador da Seleção Austríaca Marko Arnautovic, após o gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, contra o jogador da Seleção Macedônia Ezgjan Alioski. Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à UEFA na qual solicitamos a punição mais severa para o jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic”, escreveu a entidade.

Leia o comunicado da Federação da Macedônia do Norte

“Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista do jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic, após o gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, contra o jogador da seleção macedônia Ezgjan Alioski. Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à UEFA na qual solicitamos a punição mais severa para o jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic.

Como a "Casa do Futebol", somos sempre contra o nacionalismo, a discriminação e todas as outras formas de insultos e explosões que não estão no espírito do futebol e nos valores que todos defendemos juntos.

Estaremos sempre de pé e defenderemos os interesses e a dignidade da seleção da Macedônia, onde quer que ela jogue.”