Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO BRASILEIRO

Luta contra o rebaixamento: Cinco times brigam para escapar de duas vagas que restam no z-4 do Brasileirão

A duas rodadas para o fim do campeonato, cinco equipes ainda podem ser rebaixadas; confira o que cada uma precisa para seguir na Série A

Redação Publicado em 19/02/2021, às 17h11 - Atualizado às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luxemburgo, técnico do Vasco - GettyImages
Luxemburgo, técnico do Vasco - GettyImages

A edição 2020 do Campeonato Brasileiro está a duas rodadas para o fim e mantém acirrada as disputas pelo título e pela permanência na Série A. Botafogo e Coritiba foram os primeiros times a confirmarem o rebaixamento e cinco equipes ainda brigam para fugir das duas vagas que restam no Z-4: Sport, Fortaleza, Bahia, Vasco e Goiás.  

Hoje, Vasco (37 pontos) e Goiás (36) ocupam a 17ª e 18ª colocações, respectivamente. O Bahia é o primeiro fora do z-4, com 38 pontos, e o Fortaleza é o 15º, com 41. Entre os cinco times, o Sport é o que está em situação mais confortável e depende de si para permanecer na Série A de 2021. O Leão é o 14º, com 42 pontos - cinco acima da zona.

As equipes entram em campo neste final de semana, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Confira o que cada equipe precisa fazer para fugir do rebaixamento à Série B

Sport

Com 42 pontos, o Sport é o 14º colocado e depende apenas dos próprios resultados para se salvar da zona de rebaixamento. Mais dois pontos nas duas últimas rodadas garantem a permanência na Série A.

Neste domingo, 21, o Leão enfrenta o Atlético-MG em casa. Terceiro na tabela de classificação, o time mineiro luta por uma vaga direta na Libertadores. No encerramento do campeonato, visita o Athletico-PR, que está na briga para ficar na zona de classificação da fase preliminar do torneio continental.

Caso não consiga os dois pontos necessários, precisa de um tropeço de Vasco ou Bahia nas duas partidas restantes.  

Fortaleza

O Fortaleza é 15º, com 41 pontos, sendo o segundo em melhor situaçã. O Tricolor terá o confronto direto contra o Bahia neste domingo, em casa, e precisa de uma vitória para garantir a permanência na elite.

Caso não vença o rival direto, na última rodada terá pela frente o Fluminense (5º colocado) - time que está na briga por uma vaga direta na Libertadores.

O Fortaleza não poderá ser alcançado por Vasco ou Goiás caso os times tropecem. Cruzmaltino e esmeraldino se enfrentam na última rodada.

Bahia

O Tricolor é o 16º da tabela de classificação, com 38 pontos. O Bahia é o primeiro fora da zona de rebaixamento, com dois pontos de vantagem para o Vasco, que abre o z-4. O time depende dos próprios resultados para seguir na Série A. Nesta rodada do Brasileirão, enfrenta o Fortaleza.

Se vencer o confronto direto contra o Fortaleza e contar com os tropeços de Vasco e Goiás, garante a permanência na elite do futebol brasileiro.

Outro caminho é vencer os dois próximos jogos (Fortaleza e Santos) e não depender de tropeços dos rivais. Caso não pontue, o Bahia precisa torcer por derrotas de Vasco e Goiás na penúltima rodada e empate entre as duas equipes na última partida, quando se enfrentam.

Vasco

O Vasco abre a zona de rebaixamento, com 37 pontos e ocupando a 17ª colocação. O time de Luxemburgo terá pela frente os confrontos contra o Corinthians (fora) e o duelo direto contra o Goiás (casa). Se perder para o Timão e o Bahia vencer o Fortaleza, o cruzmaltino é rebaixado já nesta 37ª rodada.

Para permanecer na Série A, precisa vencer os dois jogos e contar com o tropeço do Bahia (ou duas derrotas do Sport ou uma derrota e um empate do Fortaleza). O Vasco também pode vencer o Corinthians, empatar com o Goiás (time que enfrenta na 38ª rodada) e torcer para que o Bahia some no máximo dois pontos.

Goiás

Time com maior chance de queda, o Goiás é o 18º colocado, com 36 pontos. O Esmeraldino está a dois pontos de deixar o z-4, e terá pela frente o confronto contra o RB Bragantino, que ainda luta por uma vaga na Libertadores, e o duelo direto contra o Vasco.

Para seguir na Série A de 2021, precisa vencer os dois jogos e torcer para que o Bahia some no máximo três pontos nas últimas duas partidas. Caso seja derrotado na 37ª rodada, pode confirmar seu rebaixamento se o Bahia vencer. O Esmeraldino também pode vencer os dois jogos e torcer por duas derrotas do Fortaleza.

Como última hipótese, precisa vencer o Bragantino, contar com um tropeço do Vasco contra o Corinthians, empatar na última rodada e torcer para que o Bahia conquiste apenas um ponto.

Atual classificação da Série A:

  1. Internacional - 69 pontos
  2. Flamengo - 68 pontos
  3. Atlético-MG - 62 pontos
  4. São Paulo - 62 pontos
  5. Fluminense - 60 pontos
  6. Palmeiras - 56 pontos
  7. Grêmio - 56 pontos
  8. Santos - 53 pontos
  9. Athletico - 50 pontos
  10. Corinthians - 49 pontos
  11. Bragantino - 49 pontos
  12. Ceará - 47 pontos
  13. Atlético-GO - 46 pontos
  14. Sport - 42 pontos
  15. Fortaleza - 41 pontos
  16. Bahia - 38 pontos
  17. Vasco - 37 pontos
  18. Goiás - 36 pontos
  19. Coritiba - 31 pontos (rebaixado)
  20. Botafogo - 24 pontos (rebaixado)