Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO INGLÊS!

Liverpool x Everton: Saiba como surgiu a rivalidade e o apelido de "Merseyside Derby"

Liverpool e Everton se enfrentam neste sábado, 20, pelo Campeonato Inglês

Redação Publicado em 18/02/2021, às 18h21 - Atualizado às 19h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anfield Road foi o palco da formação dessa rivalidade - GettyImages
Anfield Road foi o palco da formação dessa rivalidade - GettyImages

Neste sábado, 20, Liverpool e Everton se preparam para fazer o 237º jogo da história de um dos maiores clássicos do futebol inglês e também mundial. Atualmente, as equipes vivem patamares bem diferentes, enquanto uma luta por título a outra busca sua afirmação no cenário nacional e continental. 

Mas se olharmos para trás, podemos entender o porquê desse confronto, mais conhecido como Merseyside Derby, ser tão popular na Inglaterra. Para isso é preciso voltar no tempo, mais especificamente em 1894, quando os dois times se enfrentaram pela primeira vez. 

Na oportunidade, o Everton foi quem levou a melhor sobre o recém criado Liverpool e venceu os rivais por 3 a 0. O autor do primeiro gol do Derby foi Jack Bell, mas engana quem pensa que a história entre os dois rivais da mesma cidade se originou nessa partida. 

Para isso, é preciso voltar dois anos antes, lá em 1892, quando John Houlding, proprietário do Anfield Road criou o Liverpool, em resposta à saída do Everton, que jogava no local. O atrito se deu, pois o aluguel do estádio quintuplicou e os Toffees optaram por “atravessar o Stanley Park” e começaram a jogar no Goodison Park.

O primeiro encontro entre as duas equipes demorou algum tempo, pois Houlding insistia em colocar o nome do Liverpool de Everton Athletic. No entanto, a liga de futebol inglesa não aceitava as equipes com o mesmo nome e o proprietário do Anfield Road mudou a nomeação do clube.

Além disso, a distância entre os estádios de Liverpool e Everton acabou se tornando uma das menores do mundo. Apenas 1.100 metros separam o Anfield Road do Goodison Park e, dessa forma, a rivalidade dos dois clubes foi crescendo demasiadamente com o passar dos anos. 

ONDE SURGIU O NOME MERSEYSIDE DERBY? 

O clássico acabou recebendo esse nome, pois em Liverpool existe um rio que a corta por completo e seu nome é Mersey. Sendo assim, por haver apenas os dois clubes na cidade eles colocaram o nome do Derby como uma homenagem às correntes águas do local. 

A RIVALIDADE… 

Como explicado acima, o Merseyside Derby surgiu de um conflito entre o dono do Anfield Road e os dirigentes do Everton, fundado em 1878. Ou seja, desde a formação do Liverpool esse conflito entre as duas equipes já existia e se intensificou, principalmente durante os de 1900. 

Até a década de 1990, os dois times disputavam para ser o maior campeão da Inglaterra. Ambos estavam no topo do futebol inglês e não davam chances para os seu rival, o Everton só começou a decair em 1960, quando o Manchester United surgiu para incomodar a supremacia dos rivais de Mersey. 

AS PECULIARIDADES DO DERBY DE MERSEYSIDE! 

  • O Liverpool chegou a ter seu nome, durante os dois primeiros anos de fundação, como Everton Athletic. Só mudou a nomeação, pois a liga inglesa de futebol não aceitava duas equipes com o mesmo nome. 
  •  O Derby possui o apelido de “Clássico Amistoso” pela proximidade entre as equipes e a fraternidade entre os torcedores. Mesmo assim, quando a bola rola isso tudo é deixado de lado e as coisas pegam fogo no gramado.