Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PREMIER LEAGUE

Liverpool: Em carta aberta, Klopp elogia ídolos e reprova aglomerações nas ruas

Técnico dos Reds reforça pedido para que torcida comemore título de forma segura

Gabriela Santos Publicado em 29/06/2020, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em carta aberta, Klopp elogia ídolos e reprova aglomerações nas ruas - GettyImages
Em carta aberta, Klopp elogia ídolos e reprova aglomerações nas ruas - GettyImages

O Liverpool é o grande campeão da temporada 2019-20 da Premier League, quebrando o jejum de 30 anos sem o título inglês. Os Reds foram confirmados como os donos do taça na última quinta-feira, mas a cidade de Liverpool segue em festa.

O técnico Jurgen Klopp, principal responsável pela reestruturação desta equipe do Liverpool, dedicou uma carta aos torcedores dos Reds. O texto emocionante foi publicado nesta segunda-feira, 29, pelo Liverpool Echo, mais importante jornal da cidade.

Na carta, o comandante alemão falou sobre a histórica conquista pela equipe inglesa e destacou dois grandes ídolos do clube: Steven Gerrard e Kenny Dalglish. Klopp chegou até a elogiar os rivais da Premier League.

"É importante que, em um momento como este, lembremos de tudo o que todos os nossos ex-jogadores e ex-gerentes fizeram para nos ajudar a nos colocar na posição em que estamos hoje", escreveu em um trecho. 

Após a conquista da Premier, os torcedores foram às ruas comemorar o fim do longo jejum, invadindo as imediações do Anfield. A torcida, inclusive, ignorou um pedido de Klopp para evitar aglomerações por conta da pandemia de coronavírus. Na carta publicada nesta segunda, o treinador reforçou o pedido.

"Por favor - comemore - mas comemore de maneira segura e em ambientes privados para não corremos o risco de espalhar essa terrível doença em nossa comunidade. Se as coisas fossem diferentes, eu adoraria, mais do que todos, comemorar juntos. Ter um desfile que seria ainda maior do que aquele depois que vencemos a Liga dos Campeões no ano passado. Mas isso simplesmente não é possível. Todos nós fizemos muito para combater o Covid-19 e esse esforço não pode ser desperdiçado", disse. 

Confira abaixo a carta na íntegra, traduzida pelo site ESPN: 

Caro leitor do Echo,

Em primeiro lugar, se você está lendo este jornal, é porque se preocupa com a cidade de Liverpool e quer saber mais sobre isso, portanto, nesse sentido, já temos algo em comum.

Nunca antes escrevi uma carta para um jornal. Eu faço muitas coletivas de imprensa e sei que sou mencionado na mídia mais do que o normal, mas é a primeira vez que sinto necessidade de escrever uma carta e a razão disso é que quero falar diretamente com o povo de Liverpool.

Este é um momento incrível para torcedores incríveis de um clube incrível em uma cidade incrível. Para alguns de vocês, é o fim de uma longa espera pelo Liverpool ser campeão, mas, se você está esperando há 30 anos ou 30 minutos, espero que você esteja gostando desse momento tanto quanto merece.

Tenho o grande privilégio de ser técnico do Liverpool Football Club. É um privilégio que eu carrego comigo todos os dias porque sei que estou trabalhando para você. Eu sabia que Liverpool era um lugar especial antes de vir para cá, quase cinco anos atrás, mas é somente quando você conhece as pessoas que sente o coração da cidade e então percebe como é especial.

Isso não se aplica apenas aos fãs do Liverpool. Obviamente, sou tendencioso porque o Liverpool é meu clube, mas não sou tão tendencioso que não vejo que os torcedores do Everton são o outro lado da mesma moeda e que a rivalidade que existe é tão importante para a identidade da cidade.

Além dos jogadores atuais, gostaria de prestar uma homenagem especial a dois de nossos ex-jogadores que estabeleceram muitos dos padrões que todos nós devemos seguir. Sir Kenny Dalglish é a alma deste clube. Sua compreensão do que é o Liverpool e o que isso significa para as pessoas é vital para tudo o que fazemos. Vi como ele ficou feliz depois que fomos confirmados como campeões na quinta-feira e o sorriso dele significou tanto para mim que eu não consigo expressar.

Steven Gerrard é as pernas. Ele carregava o clube de muitas maneiras como jogador e não há ninguém que mereça esse título mais do que ele. Junto com Kenny, Steven é um símbolo deste clube e é importante que, em um momento como este, lembremos de tudo o que todos os nossos ex-jogadores e ex-técnicos fizeram para nos ajudar a nos colocar na posição em que estamos hoje.

Estas são as pessoas que construíram Liverpool. O mesmo vale para os nossos proprietários e não posso falar o suficiente deles ou do que eles fizeram. No futebol moderno, você precisa ter uma visão, uma estratégia e um compromisso inabalável com a causa para ter qualquer chance de sucesso. Nas três frentes, o Fenway Sports Group me mostrou que são líderes em campo. Minha apreciação por eles é absoluta.

Portanto, temos jogadores brilhantes, ex-jogadores incríveis, proprietários excelentes e, além disso, temos os melhores torcedores que qualquer clube poderia desejar e sua parte na construção do clube, inspirando-o e incentivando-o a ser o melhor possível, é tão importante que sem ela nada do que alcançamos seria possível.

Eu amo sua paixão, suas músicas, sua recusa em aceitar a derrota, seu compromisso, sua compreensão do jogo e sua fé no que estamos fazendo. Mesmo que você não possa estar em nossos jogos no momento, eu amo que você ainda tenha certeza de que estava conosco, fazendo o Kop parecer o Kop, mesmo que não pareça. Não posso começar a dizer o quanto os jogadores e eu apreciamos isso e não tenho dúvidas de que essa foi uma das razões pelas quais nossa atuação contra o Crystal Palace foi tão boa.

O que eu não amei - e devo dizer isso - foram as cenas que aconteceram no Pier Head na sexta-feira. Eu sou um ser humano e sua paixão também é minha, mas agora o mais importante é que não temos esse tipo de reunião pública. Devemos isso aos mais vulneráveis da nossa comunidade, aos profissionais de saúde que deram tanto e a quem aplaudimos e à polícia e às autoridades locais que nos ajudam como clube a não fazer isso. Por favor - comemore - mas comemore de maneira segura e em ambientes privados, pelos quais não corremos o risco de espalhar ainda mais esta terrível doença em nossa comunidade.

Se as coisas fossem diferentes, eu adoraria nada mais do que comemorar juntos, ter um desfile ainda maior do que aquele depois que vencemos a Liga dos Campeões no ano passado, para que todos pudéssemos compartilhar esse momento especial, mas simplesmente não é possível. Todos nós fizemos muito para combater a COVID-19 e esse esforço não pode ser desperdiçado. Devemos a nós mesmos e uns aos outros fazer o que é certo e, neste momento, isso significa estar juntos e estar juntos um pelo outro, mas separados.

Quando for a hora certa, celebraremos. Vamos aproveitar esse momento e pintaremos a cidade de vermelho. Mas, por enquanto, fique em casa o máximo possível. Não é hora de estar em grande número no centro da cidade ou de se aproximar de campos de futebol. No início desta crise, eu disse que não queríamos jogar em um estádio vazio, mas se isso significasse que ajudou apenas uma pessoa a se manter saudável, faríamos isso sem perguntas e nada mudou para me fazer mudar essa visão.

Eu já conhecia e gostava da palavra alemã ‘solidarität’ antes de vir para Liverpool e agora aprendi que a palavra em inglês é ‘solidariedade’ porque a ouvi sendo usada por nossos torcedores nos últimos meses. Para mim, é a palavra mais do que qualquer outra que capta o que as pessoas de Liverpool tratam. É por isso que eles se uniram para fazer EPI, é por que eles entregaram pacotes de alimentos e remédios para as pessoas quando eles mais precisavam e é por isso que eles se reúnem de tantas maneiras diferentes durante um período tão difícil.

Se pudermos continuar nos unindo, esperamos ter um papel importante na luta contra essa doença. Sei que podemos fazer isso porque experimentei a diferença que pode ser feita e nos beneficiamos disso. Espero que daqui a alguns meses, ou mais, se necessário, eu possa escrever outra carta ao Liverpool Echo para agradecer por colocar a saúde de nosso pessoal à frente de tudo o mais.

Nada me deixaria mais orgulhoso.

Por enquanto, gostaria de agradecer aos torcedores do Liverpool e às pessoas desta cidade que ajudaram a nos tornar campeões. Este é o nosso momento. É um momento especial em todas as nossas vidas e vocês são os que tornaram isso possível. Cada um de vocês é um campeão por si só e não podemos esperar até que tenhamos a chance de comemorar o alcançamos.

Você nunca caminhará sozinho.

Jurgen.


Se você é um apaixonado pelo Liverpool, precisa conferir esses itens!

1. Liverpool Red Knitted Hat 

2.  Liverpool FC Players Encyclopedia VOLUME 1: you'll never walk alone (English Edition) 

3. Klopp: o Técnico Heavy Metal que Transformou Borussia Dortmund e Liverpool FC - e Está Mudando o Panorama do Futebol na Europa 

4. Liverpool FC 2018/19 Season: The Official Story (Inglês) Capa dura  

5. Make Us Dream 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.