Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BARCELONA

Lionel Messi: O maior jogador da história do Barcelona

Após 17 temporadas e recordes alcançados, camisa 10 argentino não seguirá mais no clube catalão

Redação Publicado em 05/08/2021, às 15h50 - Atualizado às 15h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lionel Messi: O maior jogador da história do Barcelona - GettyImages
Lionel Messi: O maior jogador da história do Barcelona - GettyImages

Ídolo do Barcelona, o argentino Lionel Messi está fora do clube catalão após 17 temporadas. Aos 34 anos, o camisa 10 não acertou sua renovação e deu adeus ao Barça.

O novo contrato do camisa 10 com o clube espanhol estava se encaminhando para um desfecho positivo, mas a negociação teve uma reviravolta e o jogador ficou mais distante do Barcelona, com sua saída confirmada pela clube na tarde desta quinta-feira, 5.

Pela manhã, o jornal “Marca” havia revelado que os representantes de Messi se reuniram com Joan Laporta, presidente do clube, e também alguns outros membros da direção catalã para finalizar as tratativas. No entanto, o que parecia ser o acerto de renovação, deixou o futuro do atleta ainda mais distante do Barcelona.

O argentino de 34 anos bateu recordes de partidas, gols e assistências com a camisa do Barça e se colocou como o maior da história do clube.

Messi chegou ao Barcelona aos 13 anos de idade para ingressar no time sub-14 do clube catalão. Em 2004, sua carreira começou a deslanchar na equipe catalã. Daí em diante, além dos inúmeros títulos, muitos recordes foram quebrados, tanto individuais, quanto em grupo.

Pela primeira vez na história do esporte, um jogador venceu a Bola de Ouro, prêmio da FIFA que designa o melhor jogador de futebol da atualidade, por quatro anos consecutivos.

Números que fazem Messi o maior do Barcelona

Jogador com mais aparições

Com 778 jogos com camisa do Barcelona em toda sua carreira, Messi se tornou o jogador com mais aparições na história do Barcelona.

Maior artilheiro

O argentino balançou as redes 672 vezes pelo Barcelona, o que o deixa no posto de maior artilheiro dos 121 anos de história do clube catalão.

Maior garçom

Além de números absurdos de partidas e gols, Messi também foi o melhor garçom do Barcelona. O camisa 10 soma 288 assistências.

Mais de 30 títulos pelo Barcelona

A galeria de Messi com o Barcelona é cheia. Maior artilheiro da história do clube, o argentino tem mais de 30 títulos conquistados, sendo 10 vezes campeão do Campeonato Espanhol, quatro vezes da Champions League e três do Mundial de Clubes.

Único jogador a ganhar quatro prêmios individuais no mesmo ano

Com sua passagem vitoriosa pelo clube catalão, Messi foi o primeiro jogador da história do futebol a ganhar Bola de Ouro, Jogador do Mundo FIFA, Troféu Pichichi e Chuteira de Ouro em uma única temporada, em 2009/10.

Único jogador a ganhar seis prêmios Ballon d'Or e seis Chuteiras de Ouro

Eleito seis vezes o melhor do mundo, Messi é o único no futebol masculino com essa marca, vencendo a premiação em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019. O argentino tem um a mais que o português Cristiano Ronaldo.

Na Chuteira de Ouro, também com recorde de conquistas, ele foi eleito nas temporadas 2009-10, 2011-12, 2012-13, 2016-17, 2017-18 e 2018-19.

Messi, vencedor do Fifa The Best (Crédito: GettyImages)

Jogador mais jovem a marcar 100 gols pelo Barcelona

Promessa do clube catalão desde sua chegada, o argentino de Rosario se tornou, em 2010, o jogador mais jovem da história do Barcelona a anotar 100 gols. Messi alcançou a marca aos 22 anos.

Recordista de gols em um ano

Em 2012, Lionel Messi anotou 91 gols pelo Barcelona, sendo 59 no Campeonato Espanhol, 13 na Champions League, cinco na Copa del Rey e dois na Supertaça da Espanha.

Maior artilheiro de um único clube

Em dezembro de 2020, Messi se tornou o maior artilheiro em jogos oficiais por uma mesma equipe na história do futebol, ultrapassando a lenda brasileira Pelé, que marcou 643 gols pelo Santos entre 1956 e 1974.