Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DECIDIU!

Liminar que liberava a presença de público nos jogos do Flamengo no Brasileirão é derrubada pelo STJD; entenda!

Flamengo foi um dos únicos clubes que conseguiriam contar com a sua torcida em todas as partidas como mandante no Brasileirão

Redação Publicado em 16/09/2021, às 07h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcedores do Flamengo na arquibancada durante uma partida pelo Brasileirão - GettyImages
Torcedores do Flamengo na arquibancada durante uma partida pelo Brasileirão - GettyImages

Na madrugada desta quinta-feira, 16, uma reviravolta aconteceu no caso da autorização do Flamengo em ter público nas partidas em que for mandante no Brasileirão. Acontece que o vice-presidente do STJD, Felipe Bevilacqua derrubou a liminar que liberava o público no Maracanã.

Segundo informações publicadas inicialmente pelo site "ESPN", e pelo portal "UOL", Felipe Bevilacqua optou por suspender os efeitos da liminar até a próxima reunião do Conselho Técnico dos clubes da Série A, que vai acontecer no dia 28 de setembro.

Já que essa decisão foi tomada, a rodada do final de semana do Brasileirão está confirmada para acontecer, já que os clubes ameaçavam adiar as partidas caso o Flamengo tivesse a presença de público no confronto contra o Grêmio, neste domingo, 19.

Assim, a posição tomada pelo magistrado atende ao pedido feito pelos 17 clubes da Série A, feito nesta quarta-feira, 15, e com Flamengo, Atlético-MG e Cuiabá de fora. No mesmo dia, as equipes já haviam se deparado com o "não" do presidente do STJD, Otávio Noronha.

De acordo com as publicações, na decisão tomada durante a madrugada, Felipe Bevilacqua reforçou o risco de paralisação do campeonato se a liminar continuasse valendo.

"Diante do caráter de urgência ante a possível violação à legislação federal posta e consubstanciado nas inúmeras petições e manifestações dos autos, bem como tratando-se de matéria com escopo relevante e que traduz, em análise perfunctória, probabilidade de dano de difícil ou incerta reparação com a iminente não realização da rodada deste próximo final de semana, concedo parcialmente o efeito suspensivo ativo vindicado, para o fim de afastar parcialmente os efeitos da medida liminar concedida nestes autos até a reunião do conselho técnico, este a ser realizada no próximo dia 28 de setembro", diz o magistrado em um trecho da decisão.

Voltam todos juntos!

Na última reunião do Conselho Técnico dos clubes da Série A, realizada no último dia 8, 19 clubes que participam da Série A do Brasileirão reforçaram o desejo de todos voltarem com a presença de torcida de forma simultânea. 

Isso porque a presença de torcedores ainda não está liberada em estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco e Ceará, porque dependem de decisões estaduais, além da vontade dos clubes, e da liberação do STJD.

Dessa forma, o Flamengo tinha uma liminar que permitia a presença do público, da mesma forma como tinha o Atlético-MG, que preferiu não utilizar.

Foi aí que a diretoria da equipe carioca pediu para a Prefeitura do Rio de Janeiro a realização de "eventos teste" com a presença da torcida nas arquibancadas, e teve seu desejo atendido. Os torcedores Rubro-Negros foram liberados para três jogos, um deles, neste domingo, 19.

Com isso decidido, o Flamengo já iria começar a venda de ingressos para o jogo contra o Grêmio, o que causou todas as ameaças vindas pelos demais clubes de adiar e paralisar essa rodada do Brasileirão. Enquanto não há mudança na queda da liminar, a partida será de portões fechados.

Para a reunião do dia 28, os clubes também esperam conseguir a liberação para o retorno de público para todos, e em todos os estados em que estão os times da primeira divisão do Brasileirão já a partir do início de outubro.

No entanto, antes disso acontecer, no dia 23 deste mês, o pleno do STJD julga o mérito da liminar que foi derrubada na madrugada desta quinta.