Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CORONAVÍRUS!

Liga da Itália estuda reduzir salários dos jogadores por conta da paralisação dos campeonatos!

Atitude visa manter a estabilidade financeira dos clubes e evitar um rombo nos cofres

Izabella Macedo Publicado em 20/03/2020, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Liga da Itália estuda reduzir salários dos jogadores - GettyImages
Liga da Itália estuda reduzir salários dos jogadores - GettyImages

A situação da Itália por conta do coronavírus está bem complicada em todos os setores, inclusive o do futebol. Diversos times do país já registraram atletas infectados pela doença e todas as atividades relacionadas a esportes estão suspensas sem previsão de retorno.

No entanto, uma coisa é certa: ficar sem jogar não gera receita e sim, prejuízo.

Por conta disso, de acordo com o site Globo Esporte, a liga do país está estudando reduzir o salário dos atletas por estar com medo dessa situação gerar um rombo financeiro nos clubes.

Em entrevista à La Gazzetta dello Sport, o presidente da Associação de Jogadores, Damiano Tommasi, não desconsiderou totalmente a ideia, mas afirmou que esse não é o momento de pensar em tal medida.

"Os primeiros interessados na sustentabilidade do sistema são os jogadores. Nós estamos conscientes que esse é um tópico a ser discutido, mas não é hora. O problema do corte de salários deve ser discutido posteriormente", disse.

Indo ao contrário do que Tommasi afirmou, o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gavina, citou o momento de emergência vivido pelo país para justificar a proposta.

"Não pode ser um tabu falar em reduzir os salários. Devemos entender o cenário emergencial que nos afeta e nosso mundo deve ser capaz de mudar também. Fazem falta os gestos responsáveis", afirmou.
O especialista em negócios do futebol, Marco Bellinazzo, afirmou em entrevista à Agência EFE, que se caso os campeonatos permaneçam paralisados, os clubes devem perder até R$ 5,3 bilhões.
"Estamos falando de uma perda de 600 milhões de euros em direitos de TV e mais 200 milhões por patrocinadores. Somando 150 milhões de bilheteria, podemos chegar a um dano que vai de 950 a um bilhão de euros", falou.
Por conta do avanço do vírus, ainda não se sabe até quando o Campeonato Italiano vai ficar parado. A data prevista para a retomada da competição é no dia 4 de abril, mas Tommasi não está confiante com essa data, já que o país é o que mais registrou mortes pelo Covid-19 no mundo.
Apesar disso, alguns clubes do país, como Milan e o Napoli, anunciaram que vão voltar aos treinamentos já na próxima segunda-feira, 23.

5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.