Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIBERTADORES

Libertadores: Reunião alerta ameaça de invasão em jogo entre Flamengo e Grêmio

Segundo jogo da semifinal será na próxima quarta-feira, 23, no Maracanã; planejamento terá grau de segurança máxima

Gabriela Santos Publicado em 18/10/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Partida entre Flamengo e Grêmio terá segurança máxima - Getty Images
Partida entre Flamengo e Grêmio terá segurança máxima - Getty Images

O planejamento para partida entre Flamengo e Grêmio, na próxima quinta-feira, 23, pela semifinal da Libertadores, já começou. A primeira delas foi nesta sexta, no Rio de Janeiro, e já foi antecipado o alerta máximo para ameaça de invasão de torcedores e para controle de vendedores ambulantes no entorno do Maracanã.

Além das preocupações desses possíveis problemas, também foi discutido a precaução de ter um fluxo grande nas catracas poucos minutos antes da partida começar.

Depois da reunião, Marcelo Vianna, diretor de competições da Ferj, falou que haverá grau máximo de segurança para o segundo jogo da semifinal do campeonato continental, assim como no duelo entre Boca e River.

“Ainda não foi aplicada hoje (a metodologia de cores de alerta). São duas reuniões, dia 21 após a coletiva, na Ferj, onde pessoas do Ministério Público estarão presentes, e outra no dia 22. Mas com certeza é um jogo em que será aplicado o grau máximo de dispositivo de segurança. Não precisa nem aplicar todos os fatores do sistema que foi produzido. É um jogo em que todos têm que dar o seu grau máximo de atuação”, disse Vianna.

Nos próximos dois encontros, representantes da Conmebol estarão presentes para o planejamento da segurança da partida.

“Oficiais da Conmebol estarão juntos com todos da nossa equipe a partir do dia 21. E no dia 22, às 11h, teremos reunião no Maracanã já com a presença dos oficiais de segurança e com o delegado da partida da Conmebol", afirmou o dirigente.

As reuniões para prevenção de conflitos também foi feita com a finalidade de evitar o mesmo episódio que aconteceu em 2017, na partida entre Flamengo e Independiente. Na época, ocorreram invasões e confusões nos arredores do Maracanã.

”O que aconteceu foi um jogo em que saiu da curva. De lá para cá, a gente vem tentando, em cima do que se aprendeu naquela partida, colocar em prática para que não aconteça de novo. As reuniões acontecem em todos os eventos, mas num evento dessa grandeza, de semifinal decisiva de Libertadores, e que não acontece sempre, elas vão ser aplicadas com amplitude maior”, declarou Marcelo Vianna, que continuou:

Todos os pontos são importantes, tudo que acontece fora da curva é aproveitado para você aperfeiçoar no futuro. Lógico que isso vai muito da cultura do torcedor, que não quer ficar fora do evento. A gente precisa tomar providências para tentar evitar algum problema com a segurança dos torcedores, porque eles mesmos se colocam às vezes numa situação de risco. Temos de trabalhar entendendo o amor que sentem pelos clubes e dando segurança para eles”, finalizou.

Flamengo e Grêmio se enfrentam pelo segundo joga da semifinal da Libertadores, na próxima quarta-feira, 23, às 21h, no Maracanã. Na primeira decisão, as duas equipes empataram em 1 a 1.