Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO NORDESTE 2020

LAMPIONS LEAGUE: Confira as maiores rivalidades da Copa do Nordeste

A maior competição nordestina está prestes a começar e contará com clássicos históricos

Damaris Andrade Publicado em 20/01/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Sport é o maior campeão pernambucano da Copa do Nordeste, com três títulos - Getty Images
O Sport é o maior campeão pernambucano da Copa do Nordeste, com três títulos - Getty Images

A 17ª edição da Copa do Nordeste terá início na próxima terça-feira, 21, e contará com clubes dos nove estados da região. Os campeões estaduais de 2019 foram classificados diretamente para a fase de grupos, enquanto as equipes nordestinas melhores classificadas no Ranking Nacional dos Clubes 2019 completarão os grupos.

Pernambuco terá três times representantes, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Ceará contarão com dois clubes cada, enquanto a Paraíba e o Maranhão terão apenas uma equipe representante. 

Veja quais são as maiores rivalidades estaduais que irão se enfrentar na Copa do Nordeste 2020.

CSA X CRB

O primeiro Clássico das Multidões aconteceu em 1916 e é o maior do Estado de Alagoas, já que tanto o CSA quanto o CRB são de Maceió. O CSA já venceu o Campeonato Alagoano 39 vezes, enquanto o CRB venceu apenas 30. 

Em nível nacional, o Azulão é o único com um grande título, já que foi o campeão da Série C do Brasileirão em 2017. Entretanto, nenhum dos dois foi campeões da Copa do Nordeste, mas o Galo de Alagoas foi o que chegou mais perto, quando foi vice em 1994.

BAHIA X VITÓRIA

Os dois maiores campeões da Lampions League são Bahia, com três títulos, o e Vitória, com quatro. O clássico baiano, BaVi, é, talvez, o maior do nordeste devido à tradição de ambos os times. Segundo a revista inglesa FourFourTwo, o BaVi está entre os 50 maiores clássicos entre clubes do mundo, ficando na 42º posição geral e em quarto entre os brasileiros.

O primeiro confronto entre os dois foi no dia 10 de Abril de 1932, e,  o BaVi já decidiu três finais da Copa do Nordeste, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002). Este o único clássico estadual que já disputou a final do campeonato.

CEARÁ X FORTALEZA

O Clássico-Rei é uma das maiores rivalidade do nordeste e completará um século em 2020. Segundo o site da Federação Cearense de Futebol, o primeiro confronto entre os clubes aconteceu em 1920.

As duas equipes possuem grandes orçamentos, principalmente na região, e, além disso, estão na Série A do Brasileirão. Entretanto, tanto o Ceará quanto o Fortaleza venceram a Copa do Nordeste apenas uma vez: o Vozão em 2015 e o Leão é o mais recente campeão, em 2019.

MOTO CLUB X SAMPAIO CORRÊA X MARANHÃO ATLÉTICO CLUBE

Quem irá representar o Maranhão na Copa do Nordeste em 2020 será o Imperatriz, que venceu o Campeonato Maranhense em 2019. Entretanto, os maiores clássicos do Estado são entre as equipes de São Luís: Moto Club, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético Clube.

O Tubarão é o único campeão do Maranhão na Copa do Nordeste, pois venceu em 2018 contra o Bahia. É também o maior campeão do Campeonato Maranhense, com 33 títulos, enquanto o Moto Club venceu 26 vezes e o MAC 14 vezes. O Cavalo de Aço foi campeão estadual apenas três vezes.

BOTAFOGO - PB X CAMPINENSE

O Clássico Emoção acontece entre as equipes do Botafogo-PB, de João Pessoa, e o Campinense Clube, de Campina Grande. Os dois clubes também são os que chegaram mais longe na Lampions League, com o Xerifão do Nordeste sendo vice-campeão em 2019. Mas a Raposa ainda é a única campeã paraibana da competição, quando venceu em 2013.

O Treze Futebol Clube também deixou a sua marca na Copa do Nordeste quando ficou em quarto lugar em 2010.

NÁUTICO X SPORT RECIFE X SANTA CRUZ

Pernambuco é o Estado com o maior número de participantes, com o Náutico, Sport Recife e Santa Cruz. Estes dois últimos também são os únicos campeões pernambucanos da Copa do Nordeste: o Leão da Ilha está empatado com o Bahia em número de títulos, três cada, enquanto o Tricolor do Arruda venceu o campeonato apenas uma vez.

Os moradores de Recife serão prestigiados com o Clássico das Emoções, entre Santa Cruz e Náutico, Clássico das Multidões, Sport e Santa Cruz, e Clássico dos Clássicos, Náutico e Sport. Este último é o terceiro clássico mais antigo do Brasil, ficando atrás somente de Botafogo vs Fluminense e Internacional vs Grêmio.

Além disso, os torcedores do Rubro Negro Pernambucano também podem se gabar por serem o único time do Estado na Série A do Brasileirão 2020.

ABC x AMÉRICA DE NATAL

O maior clássico do Rio Grande do Norte também é conhecido como Clássico Rei, e é entre o ABC e o América de Natal. Nas 532 partidas entre as equipes, o ABC é o grande vencedor, pois conta com 188 vitórias sobre o rival, enquanto o América de Natal venceu apenas 178 partidas.

Mas o Mecão leva a vantagem na Copa do Nordeste, pois é o único campeão Potiguar na competição, quando levantou a taça da Lampions League em 1998.

SERGIPE X CONFIANÇA

O Derby Sergipano, partida entre Sergipe e Confiança, não irá acontecer na Copa do Nordeste esse ano, pois o Gipão não foi classificado para o campeonato. Mas o Sergipe é, até então, o único time do Estado a chegar mais longe na Copa do Nordeste, quando ficou em terceiro lugar em 2000.

Entretanto, terá Confiança e Freipaulistano na Lampions League. O Touro do Agreste é o mais recente campeão do Campeonato Sergipano e garantiu a sua vaga na maior competição nordestina. Já o Gigante Operário ficou em 52º lugar no ranking da CBF.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.