Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA!

Juiz dá prazo de 48 horas para CBF explicar ausência do número 24 na camisa da Seleção Brasileira; saiba mais!

Grupo Arco-Íris questionou a CBF pelo fato de o número não estar presente nos uniformes da Seleção Brasileira

Redação Publicado em 02/07/2021, às 07h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Camisa da Seleção Brasileira com o logo da CBF - GettyImages
Camisa da Seleção Brasileira com o logo da CBF - GettyImages

A CBF tem 48 horas para explicar para a Justiça do Rio de Janeiro os motivos de não utilizar o número 24 nos uniformes dos convocados da Seleção Brasileira para a Copa América, que está sendo disputada no Brasil.

De acordo com informações publicadas pelo site "Globo Esporte", o juiz Ricardo Cyfer, da 10ª vara cível da capital, determinou uma multa diária de R$ 800 em caso de descumprimento do pedido.

A liminar, que foi concedida na última terça-feira, 29, foi pedida pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, que listou cinco questionamentos à CBF.

  • A não inclusão do número 24 no uniforme oficial nas competições constitui uma política deliberada da interpelada?
  • Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada?
  • Qual o departamento dentro da interpelada, que é responsável pela deliberação dos números no uniforme oficial da seleção?
  • Quais as pessoas e funcionários da interpelada, que integram este departamento que delibera sobre a definição de números no uniforme oficial?
  • Existe alguma orientação da FIFA ou da CONMEBOL sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?

O questionamento surgiu pelo fato de a Seleção Brasileira ser a única equipe que está disputando a Copa América, que não utiliza o número 24 entre seus jogadores convocados.

Até o momento, a CBF não se manifestou sobre a ação.

O texto do Grupo Arco-Íris, lembra uma reportagem feita pelo programa "Esporte Espetacular", onde mostra uma pesquisa com diversos clubes brasileiros que também não utilizam o número citado.

Nela, é dito que o número 24 é constantemente, e historicamente, relacionado com o homem gay por conta do jogo do bicho, que associa este número ao veado, animal, que é utilizado como forma de ofensa para a comunidade LGBTI+.

Mês LGBTQIA+

O mês de junho é conhecido por comemorar o orgulho LGBTQIA+, e o dia 28 de junho, na última segunda-feira, foi o Dia Internacional do Orgulho Gay.

Para apoiar a data, alguns clubes brasileiros, como Flamengo, Fluminense, Vasco, entre outros, fizeram manifestações de respeito. A CBF, inclusive, publicou à meia-noite uma mensagem em suas redes sociais.