Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CASO DE RACISMO

Jornal italiano faz publicação racista e agente de Lukaku reage à manchete: “Vergonhoso”

Lukaku se pronunciou no Twitter e clubes como Milan e Roma também protestaram contra o diário de notícias

Damaris Andrade Publicado em 05/12/2019, às 16h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lukaku, Smalling e Balotelli foram três dos jogadores que sofreram com ofensas racistas na Itália - Getty Images
Lukaku, Smalling e Balotelli foram três dos jogadores que sofreram com ofensas racistas na Itália - Getty Images

A matéria de capa do jornal italiano Corriere dello Sport foi notícia mundialmente da pior maneira possível. Ao noticiar a partida entre Inter de Milão e AS Roma, que acontecerá nesta quinta-feira, 6, o jornal colocou a foto dos jogadores Romelu Lukaku, da Inter, e Chris Smalling, com a manchete “Black Friday”, fazendo referência ao evento de descontos realizado no final de novembro e o fato dos dois jogadores serem negros.

O agente de Lukaku, Federico Pastorello, se pronunciou ao Sky Sports sobre o assunto e lamentou que o racismo ainda é comum na Itália. 

Sendo italiano eu estou muito envergonhado de ler uma manchete como esta, mas eu realmente não quero falar sobre um episódio único. No final do dia, o racismo é um grande problema. Infelizmente estamos vivendo em 1920. É um problema cultural”, afirmou Pastorello.

Os clubes AS Roma e Milan lançaram uma nota em seus sites oficiais protestando contra o jornal, afirmando que irá banir a circulação do jornal em suas instalações.

Acreditamos que jogadores, clubes, torcedores e mídia devem estar unidos na luta contra o racismo no futebol, e todos temos a responsabilidade de ser precisos com as palavras que escolhemos e com as mensagens que passamos.

Em resposta à manchete 'Black Friday' publicada hoje pelo jornal, Milan e Roma decidiram banir o Corriere dello Sport de nossas instalações de treino pelo resto do ano, e nossos jogadores não vão participar de qualquer atividade de imprensa com o jornal durante este período.

Ambos clubes sabem que o artigo associado à manchete 'Black Friday' retratou, de fato, uma mensagem antirracista e, por esse motivo, banimos o Corriere dello Sport apenas até janeiro.

Continuamos totalmente comprometidos na luta contra o racismo.

AS Roma e AC Milan".

Esta não foi a primeira vez que Lukaku foi vítima de ofensas racistas, e outros jogadores também já passaram pela triste situação em países europeus, como Balotelli e Taison. Clubes italianos lançaram uma nota conjunta afirmando que irão tomar medidas duras para a luta contra o racismo.

Em sua conta oficial no Twitter, o jogador belga se pronunciou declarando que a manchete feita pelo Corriere dello Sport foi a "mais burra que eu já vi em minha carreira", pedindo para o jornal "fazer um trabalho melhor que este". Lukaku finalizou agradecendo aos fãs e aos jornalistas pelo apoio recebido.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.