Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FC BARCELONA

Jornal chama de “caótico” o planejamento de Josep Bartomeu, presidente do Barcelona

Das 24 contratações feitas pelo espanhol, apenas dez ainda estão no clube catalão

Damaris Andrade Publicado em 10/02/2020, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mesmo com más contratações, o Barcelona venceu 14 títulos - Getty Images
Mesmo com más contratações, o Barcelona venceu 14 títulos - Getty Images

Após Sandro Rosell ter sido desligado do Barcelona por fraude fiscal, que envolveu até a compra de Neymar pelo clube catalão, Josep Maria Bartomeu assumiu o cargo de presidente do Barça, em 2014.

O empresário espanhol foi vice-presidente de Rosell entre julho de 2010 e janeiro de 2014, e foi eleito o 40º presidente do Barcelona por 61,35% dos votos dos membros do clube.

Desde quando assumiu o Barça, a equipe catalã venceu a Champions League, o Mundial de Clubes e a Supercopa da UEFA uma vez cada, quatro vezes a Copa do Rei e o Campeonato Espanhol e duas vezes a Supercopa da Espanha.

Entretanto, o sucesso nos títulos nem sempre significa sucesso entre os jogadores dentro de campo. O Barcelona contou com ídolos que estavam, e uns que ainda estão, no clube por anos, como Lionel Messi, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, Jordi Alba e Luis Suárez.

Mas, mesmo assim, o jornal espanhol El Periódico chamou as contratações feitas por Bartomeu de “caóticas”. Dos 24 jogadores contratados na gestão no espanhol, 14 já deixaram o clube. Além disso, desde a saída de Pep Guardiola, no final da temporada 2012-13, cinco técnicos assumiram a equipe. O mais recente foi Quique Setién, que substituiu Ernesto Valverde

O jornal El Periódico aponta que o mais bem sucedido mercado de transferência na era Bartomeu foi o seu primeiro, que contratou Suárez, Ter Stegen e Rakitic. Desde então, o Barcelona entrou em um “planejamento esportivo desconcertante”. Dos jogadores que deixaram o clube, três brasileiros estão na lista: Paulinho, Philippe Coutinho e Malcom. 

Comprado do Guangzhou Evergrande e vendido novamente para a China, o tempo de Paulinho no Barcelona durou um ano. Já Malcom acertou com o  Zenit, da Rússia, e Coutinho está emprestado ao Bayern de Munique.

Os outros nomes da lista são o goleiro Cillesen, os laterais Aleix Vidal e Digne, os zagueiros Murillo, Mina e Todibo, os meio-campistas Ardan Turan, André Gomes, Denis Suarez e Kevin Prince Boateng e também o atacante Paco Alcacer.

Dos reforços que ainda permanecem na equipe, estão os franceses Umtiti, Lenglet e Griezmann, o brasileiro Arthur, o holandês De Jong e o chileno Arturo Vidal. Entretanto, este último está para deixar o clube na próxima janela de transferência.

Além de tudo isso, rumores da saída de Eric Abidal, secretário-técnico do Barcelona, começaram a surgir, principalmente após o desentendimento com Lionel Messi. O francês assumiu o cargo em julho de 2018, substituindo Pep Segura, que ficou por duas temporadas, e Robert Fernández, por três temporadas.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.