Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Futebol » TIME "ENGAJADO"

Jornal britânico classifica Bahia como "o clube mais progressista do Brasil"

O clube ficou marcado pelo manifesto em defesa das praias do Nordeste, que foram invadidas por manchas de óleo

Gabriela Santos Publicado em 13/11/2019, às 18h40

Bahia é classsificado como o time mais progressista do Brasil
Bahia é classsificado como o time mais progressista do Brasil - GettyImages

Na partida contra o Ceará, em 21 de outubro, o elenco do Bahia entrou em campo vestindo uma camisa coberta por manchas pretas como um manifesto em defesa das praias do Nordeste, que estão sofrendo com toneladas de petróleo bruto que invadiram o território brasileiro.

Mas essa não foi uma atitude inédita do clube. O jornal britânico The Guardian, classificou o Bahia como “o time de futebol mais progressista do Brasil” pelas ações como redução no valor dos ingressos, campanhas de combate ao racismo e violência contra LGBTQs.

“Nos últimos dois anos, o clube desenvolveu uma reputação como o clube mais democrático e socialmente envolvido no país, realizando campanhas sobre questões como racismo, direitos LGBTQ, demarcação de terras indígenas e tratamento de torcedores em estádios de futebol. Ao mesmo tempo, eles conseguiram reduzir os preços dos ingressos, aumentar as receitas, pagar parte da dívida que estava prejudicando o clube e melhorar seus resultados em campo”, escreveu o The Guardian.

A publicação também revela que Nelson Barros Neto, gerente de comunicação do clube, criou um grupo de WhatsApp com 45 torcedores do Bahia que colaboram nas campanhas sociais.

“Antropólogos, sociólogos, professores, advogados, mulheres, homens, negros, indígenas, surdos pessoa, pessoa cega, alguém com deficiência física”, explica Neto à publicação.

O The Guardian aponta como o movimento Democracia Tricolor, que começou nos anos 90, foi importante marco para a atual política do clube, que dá voz aos torcedores desde quando o clube foi “reconstruído”, em 2013, e classificado pelo presidente Guilherme Bellintani como uma “batalha vencida”.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!