Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO BRASILEIRO

Jorginho nega xenofobia em declaração, mas volta a criticar Abel

Jorginho, técnico do Atlético-GO, negou ser xenófobo, pediu desculpas por declaração e voltou a criticar comportamento de Abel Ferreira, treinador do Palmeiras

Redação Publicado em 17/06/2022, às 21h19 - Atualizado às 21h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jorginho, técnico do Atlético-GO - GettyImages
Jorginho, técnico do Atlético-GO - GettyImages

O técnico Jorginho, do Atlético-GO, se manifestou pela primeira vez após declarações sobre Abel Ferreira. Depois da derrota por 4 a 2 para o Palmeiras, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador do Dragão afirmou que o português é desrespeitoso com o Brasil por reclamar da arbitragem. Em nota, o clube paulista apontou xenofobia na declaração.

Durante o programa “Seleção SporTV” desta sexta-feira, 17, Jorginho negou ser xenófobo, pediu desculpas pelas falas e voltou a criticar Abel e sua comissão técnica por comportamento durante os jogos. “Em primeiro lugar, fui 12 anos estrangeiro na minha vida, dez anos como jogador e dois anos como treinador. Tenho respeito muito grande por ser estrangeiro e como estrangeiro. Tenho cidadania portuguesa, não tenho nada contra o Abel. No jogo de ontem, ele não veio me cumprimentar, como um anfitrião tem que fazer, não entendi essa postura”, disse.

Canal - SportBuzz

“O que me assusta em campo é a forma desrespeitosa que ele e sua comissão técnica fazem com o árbitro. Tenho 12 anos fora do meu país, aprendi a amar as pessoas independentemente do país. A única coisa que fiz foi pedir ao quarto árbitro para ter mais severidade com aquilo que ele estava fazendo. Conversei com alguns treinadores brasileiros hoje sobre isso, a gente vê em algumas entrevistas como ele tem uma gestão de campo maravilhosa. Dentro de campo, precisa mudar o seu comportamento”, acrescentou.

Durante o programa, Jorginho se desculpou pelas falas da coletiva pós-jogo, pediu desculpas ao treinador alviverde e usou Jorge Sampaoli, ex-Santos e Atlético-MG, para justificar o seu ponto. “Está sendo polêmica essa declaração sobre ele ter vindo ao nosso país. Me assusto com o olhar que o Abel dá para o árbitro e para o quarto árbitro. O que eles falam é um absurdo. Se de alguma forma passei essa imagem, não é a minha forma de ser (xenófobo). Não é uma justificativa, mas acho que esses temas e esse comportamento precisam ser debatidos. No momento que ele está falando e sendo desrespeitoso com o árbitro, automaticamente ele está falando com a minha equipe. Que ele possa refletir junto com sua comissão sobre essa posição”, disse.

Técnico do Atlético-GO detona atitudes de Abel Ferreira
Técnico do Atlético-GO detona atitudes de Abel Ferreira (Crédito: GettyImages)

“É ridícula a forma como eles olham e tratam os árbitros. Se eu faço uma coisa dessas, sou punido com cartão vermelho. Me deixa triste essa diferença de tratamento. Tínhamos o Sampaoli, que tinha uma postura parecida. Tomar quatro gols em sete minutos deixa a gente triste e chateado, mas fiz essa colocação e deixei parecer que sou xenófobo, peço desculpas. Jamais vou tratar estrangeiros de forma diferente”, completou. 

O que diz o Palmeiras?

"A Sociedade Esportiva Palmeiras repudia com veemência as manifestações de cunho xenófobo que têm sido constantemente endereçadas à nossa comissão técnica. Nascemos pelas mãos de imigrantes que não somente fundaram um dos clubes mais vitoriosos do mundo, como também contribuíram com a formação da sociedade brasileira e da identidade nacional", iniciou o clube.

"A nossa história de 107 anos foi construída por jogadores, profissionais e torcedores de diferentes nacionalidades e etnias, sem distinção. Portanto, não toleramos declarações preconceituosas que incitem a aversão a estrangeiros. Nossos gramados não são feudos reservados a pessoas de um só país. Pelo contrário, neles há espaço para todos que tenham vontade e capacidade de melhorar o futebol brasileiro", completou.