Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO BRASIL!

Jogos da primeira fase da Copa do Brasil serão sorteados nesta segunda

A Copa do Brasil 2022 começa nesta segunda-feira, 17, quando a CBF realiza o sorteio dos jogos da primeira fase da competição

Redação Publicado em 17/01/2022, às 08h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu da Copa do Brasil - GettyImages
Troféu da Copa do Brasil - GettyImages

A Copa do Brasil 2022 começa oficialmente nesta segunda-feira, 17, mas calma que não teremos nenhum jogo por enquanto, mas sim a definição dos duelos da primeira fase da competição, que serão sorteados pela CBF. A partir da 13h (horário de Brasília), direto do Rio de Janeiro, vamos conhecer em encara quem nesse início da competição nacional.

Vale lembrar que no sorteio da Copa do Brasil, 80 times são divididos em oito potes com dez em cada um, mas de acordo com o Ranking Nacional de Clubes (RNC) mais recente. Os potes vão de A até o H, e a escolha dos clubes só termina assim que tivermos todos os confrontos definidos por meio das bolinhas. 

Canal - SportBuzz

A competição foi marcada pela CBF para ter seu início no dia 23 de fevereiro, e com a grande final sendo prevista para acontecer no dia 19 de outubro. É importante ressaltar que somente o time que se tornar campeão do torneio vai levar uma vaga direta para a próxima edição da Libertadores.

Além disso, a primeira fase da Copa do Brasil vai acontecer em jogo único, com a equipe que está melhor ranqueada jogando fora de casa, e contando com a vantagem de se classificar em caso de empate no tempo normal. A CBF separou quatro datas para que a disputa da primeira fase da competição acontecesse, sendo 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03.

Jogadores do Atlético-MG com a taça da Copa do Brasil
Jogadores do Atlético-MG comemorando a conquista da Copa do Brasil (Crédito: Lucas Figueiredo/CBF/Flickr)

Além de conhecermos os confrontos, e quem pega quem no início do torneio, o sorteio desta segunda ainda vai definir o mando de campo da segunda fase, que também vai acontecer no formato de jogo único, mas com decisão sendo feita nos pênaltis em caso de igualdade no tempo normal.

Como funciona o sorteio?

As chaves que vão de 1 a 20, divididas também com base no ranking serão preenchidas com os nomes dos clubes sorteados. Primeiro, será puxada uma equipe do Pote E para a Chave 1, sendo que os confrontos serão conhecidos da seguinte forma: A x E; B x F; C x G; D x H. Na sequência, o rival deste time será escolhido depois da retirada de um nome do Pote A, formando o Grupo 1.