Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / APOIO!

Jogadores do Valencia se solidarizam com Diakhaby e Gabriel Paulista destaca: "Todos perdemos"

Equipe deixou a partida contra o Cádiz após insultos racistas vindos do zagueiro Juan Cala

Redação Publicado em 05/04/2021, às 07h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diakhaby, jogador do Valencia - GettyImages
Diakhaby, jogador do Valencia - GettyImages

Após mais um caso lamentável de racismo no futebol, os jogadores do Valencia utilizaram suas redes sociais para manifestar apoio ao zagueiro Diakhaby, que deixou o gramado na partida contra o Cádiz depois de acusar Juan Cala de ter proferido insultos racistas a ele.

Um dos capitães da equipe, o brasileiro GabrielPaulista estava próximo do francês quando tudo aconteceu e apoiou o jogador na decisão de abandonar o campo.

"Como capitão do Valencia, estou muito orgulhoso de como a equipe apoiou Diakhaby ao deixar o campo. Nenhum ser humano merece tal humilhação. Então, tudo perdeu seu significado. Todos nós perdemos e não estou falando sobre o resultado (o Valencia perdeu a partida). Nós, Cádiz, e o futebol em geral. NÃO AO RACISMO, NÃO AO RACISTAS",escreveu Gabriel nas redes sociais.

Além dele, outros jogadores também reforçaram a corrente de apoio a Diakhaby. O atacante dinamarquês DanielWass ressaltou que a equipe só voltou a campo depois do pedido do próprio francês.

"É uma vergonha que ainda aconteçam coisas assim. Falta muito a fazer. Estamos no teu lado, Diaka", disse Wass.

O goleiro Jaume, o meio-campista norte-americano YunusMusah, o meia CarlosSoler e o lateral Gayá também publicaram mensagens sobre o caso.

Em entrevista apósa partida, Gayá reforçou que só voltaram a campo diante da ameaça de punição ao Valencia. O lateral português ThierryCorreia também postou em apoio a Diakhaby e revelou que foi vítima de racismo na carreira.

"Já passei por situação semelhante e sei o quanto foi difícil para ele. Espero que todos saibam que estamos com você, irmão", publicou Thierry.

Na súmula, o árbitro da partida, DavidMedié, relatou que Diakhaby afirmou ter sido chamado de "Negro de merda" por JuanCala. Em comunicado, o Cádiz reiterou que é contra o racismo e xenofobia, mas que não duvida da integridade do seu elenco.

O caso

O episódio aconteceu aos 29 minutos do primeiro tempo, quando Diakhaby se desentendeu com Cala no meio do campo, fora da disputa da bola.

O francês, que partiu para tirar satisfações com o rival, recebeu cartão amarelo, mas logo procurou o árbitro, quando acusou o defensor do Cádiz de tê-lo chamado de "Negro de merda".

O time do Valencia deixou imediatamente o campo. Depois de quase 20 minutos de deliberação, os jogadores retornaram, sem Diakhaby, substituído por HugoGuillamón.

No Twitter, o Valencia informou que o zagueiro francês se recusou a seguir em campo, mas pediu aos companheiros que voltassem para o jogo. O Cádiz venceu a partida por 2 a 1.

O zagueiro francês e JuanCala ainda não se manifestaram sobre o acontecido.