Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAI ADIAR?

Jogadores de 19 clubes da Série A pedem que CBF não adie jogos do Brasileirão

Os capitães de cada um dos 19 clubes se posicionaram pedindo para que o calendário fosse cumprido

Redação Publicado em 01/10/2021, às 11h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores pedem à CBF que cumpra o compromisso com o calendário - Getty Images
Jogadores pedem à CBF que cumpra o compromisso com o calendário - Getty Images

Jogadores de quase todos os clubes que estão disputando o Brasileirão formalizaram um pedido à CBF para que os jogos da maior competição do país não fossem adiados. Ao que tudo indica, o pedido apurado por André Hernan, repórter da 'Rede Globo' de televisão, se deu devido aos adiamentos já feitos pela organização nesta temporada.

O principal motivo pelo pedido do não adiamento de mais jogos se dá pela necessidade que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teria de cumprir o compromisso feito em terminar o campeonato no dia 5 de dezembro, já que grande parte dos jogadores já programaram suas férias.

O discurso que fundamenta o pedido levava argumentos lembrando da temporada de 2020, em que as atividades foram paralisadas em março e voltaram só em agosto. Com isso, os clubes tiveram que fazer uma maratona de jogos para cumprir o calendário.

Mesmo fazendo jogos com intervalos de dois a três dias, o Campeonato Brasileiro terminou apenas no dia 25 de fevereiro e a Copa do Brasil, no dia 7 de março.

Sabendo do desgaste físico que tamanha atividade provocava, as organizações estaduais marcaram o início de suas competições para o dia 27 de fevereiro, dois dias após a finalização das atividades no Brasileirão. 

Os campeonatos estaduais acabaram no dia 23 de maio, dando lugar à outra edição do Campeonato Brasileiro, que começou seis dias depois. 

Nesta temporada, com Copa América, Jogos Olímpicos e inúmeras rodadas das Eliminatórias,  a Seleção Brasileira tem feito muitas convocações, o que fez com que a CBF adiasse os jogos dos clubes que cederam jogadores para vestir a amarelinha. 

Na competição, o Flamengo tem dois jogos a menos do que a maioria das equipes. Internacional, Palmeiras e Atlético-MG estão em uma situação melhor, mas ainda têm um jogo a menos. Com a rodada das Eliminatórias no início de outubro, a organização iria adiar ainda mais jogos desses quatro clubes.

Entre os 20 clubes da competição, apenas o Flamengo não se junta ao pedido formalizado à confederação. Em um dos trechos do documento enviado, os clubes colocaram o seguinte argumento:

"Com a certeza do encerramento do Campeonato Brasileiro Série A de 2021 em 05/12/2021, os atletas programaram suas férias, com viagens com a família, compra de passagens aéreas, hospedagens e etc. Há casos de atletas que marcaram a data de Casamento no período, contando que o calendário seria cumprido. [...] Outrossim, os atletas ficariam pelo segundo ano consecutivo sem férias, vez que, fatalmente, os Estaduais se iniciarão poucos dias após o término do Campeonato Brasileiro Série A de 2021."

Ao que tudo indica, a confederação, que ainda não tomou uma decisão, deve se pronunciar sobre o pedido dos jogadores em breve.