Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / POLÊMICA!

Jogador tem seu contrato rescindido após esposa fazer declarações racistas

A esposa de Aleksandar Katai proferiu ofensas ao manifestantes que protestam contra a morte de George Floyd

Marcello Sapio Publicado em 05/06/2020, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogador é demitido do clube após falas racistas da esposa - Divulgação LA Galaxy
Jogador é demitido do clube após falas racistas da esposa - Divulgação LA Galaxy

Um caso, no mínimo, curioso aconteceu na MLS, a liga de futebol estadunidense.

O meio-campista sérvio Aleksandar Katai, de 29 anos, teve seu contrato com o Los Angeles Galaxy rescindido após a mulher dele, Tea Katai, proferir comentários racistas em sua conta no Instagram.

Tea pediu a morte dos manifestantes norte-americanos, que protestam contra a morte de George Floyd, e os chamou de "gados nojentos".

Ver essa foto no Instagram

💑💋❤👔👑

Uma publicação compartilhada por Aleksandar Katai (@aleksandarkatai) em

Não contente, ela brincou com o movimento "Black Lives Matter", "Vidas negras importam", em tradução livre, chamando de "Black Nikes Matter", em alusão a marca de vestuário. Ela apagou os comentários minutos depois, mas já havia ganhado proporção.

A atitude foi considerada inadmissível pela diretoria do Los Angeles, que suspendeu o contrato com o sérvio e ele já nem integra mais o elenco.

Em nota, o Galaxy disse: "O LA Galaxy repudia qualquer tipo de racismo, incluindo aquele que sugere violência ou diminui os esforços daqueles que perseguem a igualdade racial", além de que afimou estar "ao lado das comunidades de cor, e especialmente com a comunidade negra nos protestos e na luta contra o racismo sistémico, desigualdade social, intolerância e violência".

Em um post no Instagram, o ex-jogador do LA Galaxy se manifestou e repudiou as falas da esposa: "As postagens feitas por minha esposa, Tea Katai, em suas plataformas de mídia social eram inaceitáveis. Essas opiniões não são as que eu compartilho e não são toleradas em minha família. O racismo, particularmente em relação à comunidade negra, não é apenas predominante nos Estados Unidos e na Europa, mas em todo o mundo. Condeno veementemente a supremacia branca, o racismo e a violência contra pessoas de cor. Vidas negras são importantes. Isso é um erro da minha família e eu assumo total responsabilidade. Assegurarei que minha família e eu tomemos as ações necessárias para aprender, entender, ouvir e apoiar a comunidade negra. Entendo que levará tempo para recuperar o apoio do povo de Los Angeles. Estou comprometido em colocar o trabalho necessário para aprender com esses erros e ser um melhor aliado e defensor da igualdade no futuro. Sinto muito pela dor que esses posts causaram à família LA Galaxy e a todos os aliados na luta contra o racismo".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Aleksandar Katai (@aleksandarkatai) em

O jogador, que tem passagens por outros times da MLS, por times da Espanha e também pela Seleção da Sérvia.