Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PORTUGUÊS CHEGOU!

Jesualdo cita Pelé e Neymar ao se apresentar no Santos: “Clube mítico”

Treinador português elogia técnicos brasileiros e diz que é preciso “criar outra história” no clube da baixada

Izabella Macedo Publicado em 08/01/2020, às 15h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jesualdo Ferreira se apresenta no Santos e elogia treinadores brasileiros - reprodução/YouTube
Jesualdo Ferreira se apresenta no Santos e elogia treinadores brasileiros - reprodução/YouTube

A apresentação do treinador Jesualdo Ferreira, de 73 anos no Santos, ficou marcada pelas demonstrações de carinho que o português distribuiu durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, 8.

Na Vila Belmiro, o treinador ganhou uma camisa com o número 10 e seu nome estampado nas costas. Jesualdo prometeu se entregar “de corpo e alma” ao clube que agora passa a fazer parte.

“O momento chegou agora. Com todas as dificuldades que pudesse sentir, jamais iria recusar vir treinar o clube do Pelé, um clube mítico, minha primeira referência do futebol brasileiro, quando o Santos foi campeão do mundo”, contou.

O novo comandante do Peixe se mostrou muito bem-humorado, brincando durante a entrevista e até tirando gargalhadas dos jornalistas presentes. O ponto alto foi quando Jesualdo soltou um palavrão ao escutar um repórter falando um bordão usado por Chacrinha.

Depois de analisar a equipe do ano passado, prometeu um Santos mais ofensivo.

“Ganhar vai ser o nosso lema, o nosso objetivo”, afirmou.

“O Santos é uma equipe que jogava ofensivamente, uma atitude perfeitamente clara. Uma equipe com jogadores rápidos na frente e mais ou menos a mesma envergadura. Um meio de campo muito mais experiente. E cuidava pouco de sua defesa. Foi uma equipe que me agradou. Gosto dessas equipes. Mas também é verdade que tem de existir um equilíbrio. A minha expectativa é melhorar o que era muito bom e o que também foi menos bom. São jogadores que me agradam e que me motivam para trabalhar de acordo com o meu modelo”, completou.

O português ainda elogiou o trabalho do ex-treinador do Santos, o argentino Jorge Sampaoli, e disse que “tira o chapéu” para os jogadores pelo trabalho feito no ano passado.

“Aquilo que Sampaoli fez ano passado foi um trabalho notável. Não estava nas previsões que pudesse fazer aquilo. Quando encontrar os jogadores, vou tirar o chapéu. Eles têm que se sentir orgulhosos do que fizeram ano passado. Só que a história não pode parar. É preciso criar outra história. Chegou o momento de o Santos pensar em criar outra história. Porque o Santos ganhou tudo até hoje. Eu vou acrescentar o quê? Não tem nada para ganhar de diferente. Mas tem. É repetir o que o Santos fez, ganhando muitas vezes também”, revelou.

Mais de uma vez durante a entrevista, o treinador citou Pelé como fator principal de motivação para o time e também lembrou de Neymar Jr.

“O que o Santos fez até agora foi colocar o nome no mercado mundial. E isso sempre está ligado a Edson Arantes do Nascimento. E isso não pode se quebrar. Quando falei que vinha para o Santos, a reação das pessoas em Portugal era: ‘Vai para o clube do Pelé’. Eu vou ser implacável naquilo que é a política do clube. Todos os clubes brasileiros têm excelentes jogadores na base”, disse.

“Quando você junta quatro jogadores de 20 anos na mesma equipe, precisa que haja uma estrutura para sustentar esses jogadores. Quando são bons, como Neymar, Robinho e Pelé, ninguém nota que há essa diferença”, completou.

Além de exaltar os ídolos santistas, Jesualdo também elogiou os treinadore brasileiros e citou os profissionais que marcaram o futebol português.

"O futebol brasileiro tem muitos treinadores de qualidade, sempre teve e continuará tendo. Essa transformação não tem a ver com o futebol brasileiro: tem a ver com a globalização. Você acha que há futebol inglês neste momento? Há um futebol que se joga na Inglaterra, mas não um futebol inglês. No mercado, regras e leis são abertos, tudo se movimenta. O futebol brasileiro sempre foi conhecido pela grande qualidade de seus jogadores. Começou a ganhar cedo. O que foi notório é que as grandes conquistas foram com treinadores brasileiros. Dois tiveram uma influência tremenda em Portugal: Otto Glória e Luiz Felipe Scolari. Durante o tempo em que esteve em Portugal, Scolari teve uma importância impressionante. Poderia citar outros mais. Carlos Alberto Silva, Abel Braga, há aqui Renato Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo. Temos que andar à frente, não atrás da bola", finalizou.


5 itens que todo torcedor do Santos precisa ter!

1- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/32uyv6G

2- Jogo com 2 Baralhos do Santos na Lata - https://amzn.to/2BkYzp7

3- Camisa Umbro Santos 2018 - https://amzn.to/31x4p1n

4- Garrafa do Santos com Canudo Retrátil  - https://amzn.to/31oCIYh

5- Necessaire Santos - https://amzn.to/32EVlbK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.