Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PUSKÁS!

Indicados ao Prêmio Puskás são divulgados pela Fifa; confira os nomes!

Pela segunda vez na história do Prêmio Puskás, o Brasil não possui nenhum representante entre os 11 escolhidos pelo júri da Fifa para a votação

Redação Publicado em 29/11/2021, às 13h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do Prêmio Puskás, anunciado pela Fifa - GettyImages
Imagem do Prêmio Puskás, anunciado pela Fifa - GettyImages

Pela segunda vez na história da realização do Prêmio Puskás, desde 2009, o Brasil não tem nenhum candidato sequer concorrendo ao gol mais bonito da temporada no Fifa The Best. Nesta segunda-feira, 29, a entidade anunciou os 11 finalistas de 2021, sem constar qualquer jogador ou lance de nenhum time brasileiro.

Antes disso, somente em 2017 que o Brasil não teve qualquer representante entre os candidatos ao prêmio. Desde 2009, o país ganhou duas vezes, sendo uma com Neymar em 2011, e Wendell Lira em 2015. Na edição recente do Prêmio Puskás, que aconteceu em 2020, o uruguaio Arrascaeta concorreu pelo gol de bicicleta anotado na vitória do Flamengosobre o Ceará por 3 a 0, no Brasileirão de 2019. Na oportunidade, ele perdeu para o sul-coreano Son, do Tottenham.

É importante ressaltar que a lista final dos candidatos foi feita por um painel de especialistas selecionados pela Fifa. Agora, foi aberta a votação para que um júri internacional escolha o gol mais bonito, sendo que a escolha também tem o peso dividido entre o grupo de Fifa Legends, que engloba ícones do futebol, entre ex-jogadores e técnicos, e os fãs registrados na enquete aberta no site do The Best.

Depois de todos os passos cumpridos, o ganhador será conhecido na cerimônia marcada para acontecer no dia 17 de janeiro de 2022, em Zurique, na Suíça. Se por um lado não temos representantes ao prêmio, o Brasil ainda sim está lá. Isso porque um dos concorrentes é um gol feito na Seleção Brasileira.

O voleio do colombiano Luis Díaz, do Porto, na vitória de virada do Brasil por 2 a 1, pela quarta rodada do Grupo B da Copa América, no estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, em 23 de junho passado está concorrendo, e na oportunidade, o goleiro Weverton, do Palmeiras, não alcançou o chute do jogador.

Além dele, a América do Sul tem somente mais um outro representante. O argentino Lamela está no páreo pelo gol de letra que fez pelo Tottenham na derrota no clássico diante do Arsenal, que inclusive foi eleito o mais bonito da temporada passada na Premier League. Da Europa, aliás, saíram metade dos candidatos.

Nesse caso, são cinco, sendo que o mais emblemático deles foi marcado pelo tcheco Schick, pelo chute do meio de campo na vitória sobre a Escócia por 2 a 0, na primeira rodada do Grupo D da Eurocopa, apesar de a Uefa ter escolhido outro como o mais bonito da competição, que foi o chute do francês Pogba diante da Suíça.

Confira a lista dos indicados:

  • Luis Díaz;
  • Gauthier Hein;
  • Érik Lamela;
  • Valentino Lazaro;
  • Riyad Mahrez;
  • Sandra Owusu-Ansah;
  • Vangelis Pavlidis;
  • Daniela Sánchez;
  • Patrik Schick;
  • Mehdi Taremi;
  • Caroline Weir.