Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / UNIÃO!

Honda publica carta para torcida do Botafogo e faz pedido: "Precisamos fazer o clube ficar mais forte"

Meia disse que o momento é de torcedores, jogadores e dirigentes repensem a forma de dirigir o clube

Redação Publicado em 06/11/2020, às 18h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Honda publica carta para torcida do Botafogo e faz pedido - GettyImages
Honda publica carta para torcida do Botafogo e faz pedido - GettyImages

Buscando a melhora do Botafogo em todas suas vertentes, nesta sexta-feira, 6, Honda publicou uma carta endereçada "Para todos que amam o Botafogo".

Nela, o japonês pediu a união da torcida com dirigentes e jogadores para repensar a forma como o clube está sendo gerido.

Com uma mentalidade de redução de gastos no Botafogo como um todo, Honda diz que é melhor pensar nisso do que em conseguir uma renda a curto prazo.

Segundo ele, quando o investimento que vier de fora não der resultados dentro de campo, os investidores pulariam do barco e deixariam o clube. De acordo com o japonês, é o esforço de quem ama o Botafogo que vai fazer com que a delicada situação financeira seja resolvida.

"Antes de tudo, o Botafogo é um clube de quem? É um clube de ricos investidores ou patrocinadores? Não. Não é o clube de empresários que vão embora quando as coisas dão errado, nem de algum estrangeiro como eu que vai sair depois de certo período. É um clube de todos que amam e apoiam o Botafogo desde que nasceram, e que mantém vivo esse amor mesmo em situações desfavoráveis como a que vivemos agora. É o clube de todos. Então todos juntos precisamos fazer o clube ficar mais forte", escreveu.

Apresentando uma visão mais empresarial sobre a forma de administrar, o camisa 4 do Botafogo sugere uma forma de os torcedores colocarem dinheiro no clube de maneira que não impacte a vida das pessoas.

Além disso, Honda lembra da necessidade de uma gestão transparente com as finanças.

"Então, como o clube aumenta a receita? E quem pensa e decide sobre um plano de médio e longo prazo? O mais importante é isso. O clube não pertence a uma ou a um grupo de pessoas, o Botafogo é de todos os torcedores, então todos juntos devem pensar e decidir. Dessa forma, as pessoas vão ficar entusiasmadas em pensar sobre visão e planos de médio a longo prazo. Consequentemente, bons jogadores e profissionais vão se reunir, e os jovens jogadores também crescerão".

"É um clube onde todos vão caminhar na mesma direção e os torcedores vão ser a força principal. Dessa forma, esse clube vai atrair, de forma saudável, bons patrocinadores e investidores. Acho que agora é a hora de todos os dirigentes, profissionais, jogadores e torcedores repensar a forma de dirigir e administrar o clube mais tradicional, Botafogo", complementa.

Por fim, Honda se declarou ao clube. O meia se despediu dizendo amar o Botafogo mesmo com apenas nove meses de Brasil.

Confira a carta escrita pelo jogador na íntegra:

"Para todos que amam o Botafogo

Já se passaram nove meses desde que eu cheguei no Brasil. Após a eliminação na Copa do Brasil, ainda lamento por não ter conseguido corresponder às expectativas dos torcedores, mas o que aconteceu é irreversível e, por isso, pretendo analisar bem a situação, e voltar minha mente para o restante do Campeonato Brasileiro. Nesse momento, escrevo esse texto pensando no que eu posso contribuir para o Botafogo, além de jogar com todas as minhas forças em campo.

O que eu vou falar aqui pode provocar a raiva de alguns, mas, por favor, entenda que não estou intencionalmente tentando ofender ou machucar ninguém. Eu acredito que algumas coisas são necessárias para o Botafogo mudar, e entendo que se eu não compartilhar minha visão, a insatisfação e a preocupação dos torcedores não serão resolvidas, por isso eu falo aqui hoje.

- O problema financeiro.

Não só nesta temporada, mas já há algum tempo, o Botafogo apresenta problemas financeiros, e esses problemas existem não apenas aqui, mas também em diversos clubes de futebol e de outros esportes profissionais no mundo inteiro.

Em contrapartida, acredito que existe uma maneira de lidar com esse problema, e para resolver isso primeiramente temos que mudar nossa mentalidade, focando na redução de gastos.

A coisa mais importante a se ter em mente. é que não se pode estar obcecado em aumentar a renda no curto prazo. Por quê? Para fazer isso é preciso contar com investimento externo de pessoas ou empresas.

Se o dinheiro externo vier ao clube, os torcedores vão criar muitas expectativas e para corresponder às expectativas, os investidores tentam trazer bons jogadores por um valor alto. Se o clube consegue bons resultados, os torcedores terão ainda mais expectativas e então os investidores gastarão ainda mais dinheiro para fortalecer a equipe.

Nesse cenário, seria muito bom se esse ciclo pudesse continuar, mas infelizmente não é possível. Chegará uma temporada que, mesmo com investimento externo, os objetivos não serão atingidos e os torcedores ficarão insatisfeitos. E isso é normal, as pessoas ficam desapontadas quando algo planejado não dá certo, ainda mais quando as expectativas são altas.

Dessa forma aos poucos, os investidores se tornam incapazes de corresponder aos anseios dos torcedores e começam a pressionar e serem pressionados.

No final, eles sairão de cena, e se isso acontecer, o clube voltará à mesma situação que está́ agora, e repetirá o mesmo erro de buscar capital externo para aumentar as rendas no curto prazo.


5 itens que vão conquistar o coração dos torcedores do Botafogo

1- Copo Com Tampa Botafogo - https://amzn.to/32AqLAe

2- Relógio Technos Botafogo - https://amzn.to/32BPx2T

3- Almofada Shape Botafogo Uatt? - https://amzn.to/2W25GML

4- Boné New Era Botafogo - https://amzn.to/2BxT9XH

5- Caneco com Tirante Botafogo Uatt? - https://amzn.to/2W0ujt3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.