Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CULTO!

Gustavo Scarpa fala sobre troca de redes sociais por livros e faz indicações de cinco obras

Em entrevista à Revista Exame, Gustavo Scarpa falou sobre seu hábito da leitura

Redação Publicado em 30/06/2021, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gustavo Scarpa fala sobre hábito de ler - Getty Images
Gustavo Scarpa fala sobre hábito de ler - Getty Images

Melhor jogador do Palmeiras na atual temporada, Gustavo Scarpa vem tendo desempenhos decisivos dentro de campo. Líder de assistências no ano, o camisa 14 se mostrou pronto para disputar posição no meio de campo e correspondeu às expectativas. 

Muito criticado pela torcida nas temporadas anteriores, o jogador vem encontrando um bom ritmo de jogo e tem voltado a render da forma que rendeu no Fluminense, antes de sua contratação. Dos nove gols marcados pelo Palmeiras nos últimos quatro jogos, Scarpa teve participação direta em sete deles, sendo ele mesmo balançando as redes ou dando assistências.

Mas fora dos campos, Gustavo Scarpa tem uma aparição tão importante quanto dentro, já que contribui culturalmente com suas resenhas publicadas sobre obras que leu. Em entrevista à Revista Exame, o jogador falou sobre seu hábito de leitura e comentou sobre algumas obras que gostou mais. 

"Na faculdade, ler é uma obrigação. Talvez por isso as pessoas não engajam. Eu leio por prazer, porque eu sabia que é uma coisa saudável que eu queria que se tornasse um hábito", disse o meia. O jogador também contou como iniciou no mundo da leitura, partindo da Bíblia, depois foi para a biografia de Steve Jobs, e então seguiu lendo.

Uma das pessoas que mais o incentivaram no mundo dos livros foi Pedro Jatene, ex-estagiário de preparação física do Palmeiras. Scarpa contou sobre a importância do estagiário e falou sobre o livro mais difícil de ler. "O mais difícil foi 'O Processo'. Teve muita coisa que passou batido, mas aí o Pedro me explicou e eu entendi."

Comentando na entrevista sobre o livro 'O Príncipe', Gustavo falou sobre o que entendeu do livro e deu sua opinião sobre o conteúdo.

"O que eu entendi desse livro é que a Igreja tomou conta do estado mesmo, e pela visão do cara isso não foi bom. E eu meio que já tinha uma opinião parecida, porque me tirava do sério ver políticos usando as igrejas como palanque. Não podemos colocar o evangelho goela abaixo. A igreja pode se envolver na política, mas a fé não pode se basear no poder político da igreja.", falou.

O jogador também falou sobre os desafios iniciais na leitura e sobre as relações entre livros e o esporte.

"Eu entendi que eu não tinha proveito nenhum de ficar rolando as redes sociais. Como todo hábito, no começo a gente tem que dar uma forçadinha mas, com disciplina, foco e consciência de que isso vai fazer bem, você pega o hábito rapidinho. O achado é ter disciplina, e nisso o esporte me ajudou. Mas a faculdade também pode cumprir esse papel, por exemplo.", disse.

Scarpa também indicou cinco obras, que são algumas de suas favoritas.

1. Por que Tarda o Pleno Avivamento? - Leonard Ravenhill

"É o melhor livro cristão que já li. Não é tão atual, mas foi muito edificante. É incrível a maneira como ele destrincha a história da igreja."

2. Os Miseráveis - Victor Hugo

"Dá pra curtir muito já nas primeiras páginas. A história do Jean Valjean é muito louca: ele é preso por roubar um pão, consegue se levantar e enriquecer uma cidade! É um livro gigante, mas vale a pena. Eu inclusive assisti ao filme mais atual, o musical, e não gostei. Deixaram algumas partes de fora."

3. Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

"Sem spoiler, mas quando eu comecei a ver o que o cara estava planejando fazer, e executar da forma como ele executou, eu não acreditei. É muito angustiante, mas muito legal!"

4. A Revolução dos Bichos - George Orwell

"É uma sátira política que não requer que você entenda do assunto para entender a história, que fala sobre alguns privilegiados dizerem que vão chegar lá e mudar as coisas, mas acabam sendo mais do mesmo. Muito daora!"

5. O Sol é Para Todos - Harper Lee

"Eu não sei se o cara escreveu com bastante emoção, mas é um livro sobre racismo que eu acho muito válido para todas as pessoas lerem. Gostei porque é uma leitura muito fácil."