Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMPLICADO

Grêmio vai ao STJD e pede pela anulação da partida contra o São Paulo; entenda!

Clube gaúcho ainda solicitou pelo afastamento de Leonardo Gaciba da Comissão de Arbitragem da CBF

Redação Publicado em 20/10/2020, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grêmio vai ao STJD e pede pela anulação da partida contra o São Paulo - GettyImages
Grêmio vai ao STJD e pede pela anulação da partida contra o São Paulo - GettyImages

O empate em 0 a 0 diante do São Paulo no último sábado, 17, no Morumbi, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro deixou o Grêmio um tanto quanto incomodado com a forma que a arbitragem do jogo tomou algumas decisões.

Diante disso, o clube gaúcho oficializou sua indignação e nesta terça-feira, 20, entrou com um pedido de anulação da partida no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Além disso, o Grêmio também quer o afastamento de Leonardo Gaciba da Comissão de Arbitragem da CBF até que os fatos sejam esclarecidos.

Conforme nota publicada no site oficial do STJD, o Grêmio anexou ao pedido um documento em que cita a troca de arbitragem horas antes da partida e que isso interferiu em no mínimo quatro lances importantes do jogo. 

O clube gaúcho entende que a mudança na arbitragem foi feita de "Forma arbitrária e unilateral", após uma reunião entre representantes da CBF e do São Paulo. A diretoria gremista diz ainda que o fato "Mais grave" é que o árbitro sequer deu oportunidade de que o VAR fosse consultado.

No entendimento do Grêmio, tudo isso é suficiente para colocar a partida em suspeição. E pede ainda a impugnação da partida com base no Artigo 84 II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

No pedido, o clube gaúcho também solicita que a CBF disponibilize os áudios da equipe de arbitragem durante a partida e que sejam fornecidas informações sobre quem participou da reunião com o São Paulo.

O afastamento do presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, seria realizado apenas caso ele tenha participado do encontro. E ainda solicita que seja esclarecido se houve, de fato, pedido de algum dirigente do clube paulista para mudar a arbitragem.

O Tricolor pede que não sejam homologados os pontos da partida até a decisão sobre a impugnação. A ideia é que o jogo seja disputado em nova data.

A arbitragem do jogo esteve nas mãos de Rafael Traci, árbitro Fifa de Santa Catarina. Os auxiliares eram Henrique Neu Ribeiro e Helton Nunes. Já o árbitro de vídeo foi Elmo Alves Resende Cunha (GO), auxiliado por Lucas Paulo Torezin e Victor Hugo Imazu dos Santos, ambos do Paraná.