Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO GAÚCHO

Grêmio publica nota sobre cântico racista de sua torcida

A torcida do Grêmio foi flagrada em vídeo chamando os colorados de “macacos”; caso pode significar nova denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva

Redação Publicado em 10/03/2022, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torcida do Grêmio no Gre-Nal da quarta-feira, 9 - Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Flickr
Torcida do Grêmio no Gre-Nal da quarta-feira, 9 - Lucas Uebel/Grêmio FBPA/Flickr

O Grêmio publicou nota oficial após repercussão do cântico de cunho racista entoado pela sua torcida na última partida contra o Internacional, na quarta-feira, 9, que terminou em 1 a 0 para o time da casa. Dirigindo-se aos torcedores do Colorado, os gremistas proferiam ofensas no estádio Beira-Rio: "Chora macaco imundo, que nunca ganhou de ninguém".

Nesta quinta-feira, 10, o clube tricolor afirmou em nota oficial repudiar "atos de cunho racista ou preconceituoso". O episódio ocorrido durante o Gre-Nal, pelo Campeonato Gaúcho, que pode culminar em uma nova denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, não foi citado ao longo do texto. 

CANAL - SPORTBUZZ: 

Na quarta-feira, 9, o clube já havia sofrido acusação da Procuradoria do TJD-RS em razão de injúria racial cometida por um gremista contra torcedores do Inter no dia 26 de fevereiro, também ocorrida no Beira-Rio, na data original do Gre-Nal 435. A partida foi adiada devido ao ataque direcionado contra o ônibus do time visitante.

O presidente do clube, Romildo Bolzan Júnior, menosprezou as ofensas de cunho racial em comparação ao atentado sobre o transporte do elenco: “Já identificamos a pessoa que cometeu. Houve o gesto afirmado e se tivermos que responder, vamos lá. Para isso está todo mundo atento, mas para matar um jogador? Não estou menosprezando a questão, mas quantas situações já não aconteceram assim?”.

Confira a nota oficial do Grêmio, na íntegra:

O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza. A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade.