Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIGA DE FUTEBOL DO BRASIL

Grêmio demonstra interesse em aderir à Libra, mas propõe condições

Grêmio manifestou seu interesse em aderir à Libra, Liga do Futebol Brasileiro, mas apresentou alguns pontos a serem debatidos para o acerto acontecer

Redação Publicado em 17/05/2022, às 18h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grêmio demonstra interesse em aderir à Libra, mas propõe condições - Lucas Uebel / Grêmio
Grêmio demonstra interesse em aderir à Libra, mas propõe condições - Lucas Uebel / Grêmio

Nesta terça-feira, 17, o Grêmiodivulgou uma nota oficial em suas redes sociais manifestando o interesse em se juntar ao grupo de clubes que são a favor da criação da Libra, a nova Liga do Futebol Brasileiro. O posicionamento da equipe gaúcha foi tomado depois que o presidente do clube, Romildo Bolzan, participou de uma reunião em São Paulo, com representantes dos clubes integrantes da Libra, para conversar sobre o assunto.

Na nota, o Tricolor estipulou algumas condições para aceitar ingressar à Libra, principalmente visando modificar os critérios objetivos colocados para mensurar a divisão dos valores por cada clube. Para o presidente gremista, os critérios estipulados hoje poderiam, a longo prazo, aumentar ainda mais a distância financeira entre os clubes.

CANAL - SPORTBUZZ: 

As condições apresentadas pelo Grêmio foram: maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.

Até o momento, entre as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, as equipes que já aderiram à Liga foram: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco. A ideia é que todas as 40 equipes das duas principais divisões do país estejam do mesmo lado.

Clubes assinam para a criação da Libra, uma nova Liga de Clubes do Brasil
Clubes assinam para a criação da Libra, uma nova Liga de Clubes do Brasil - Getty Images

Confira a nota completa do Grêmio:

"O Grêmio comunica, após realizar os devidos ritos de debates internos, a intenção de aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Para que tal propósito se concretize, o clube ainda sugerirá nos debates posteriores que sejam obedecidas as seguintes pautas: maior justiça na distribuição dos recursos; eliminação de decisões por unanimidade; aperfeiçoamento do critério de distribuição por engajamento; gatilhos que obstruam diferenças predatórias de ganhos nos resultados econômicos com fim do critério de média e preservação de governança autônoma e independente.

O Gremio reitera o desejo de contribuir para a consolidação da Libra, buscando a maior convergência possível para todos os clubes das séries A e B".