Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PROBLEMAS!

Grêmio chega próximo da final da Copa do Brasil com indício de dúvida no gol; saiba mais!

Paulo Victor apareceu como alternativa na reta final da preparação

Redação Publicado em 23/02/2021, às 07h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores do Grêmio comemorando o gol em campo - GettyImages
Jogadores do Grêmio comemorando o gol em campo - GettyImages

A ideia do Grêmio para entrar em campo no último domingo, 21, era contar com seu time titular em peso, mas o técnico Renato Portaluppi escolheu mudar e foi de Paulo Victor.

Essa escolha sete dias antes da final da Copa do Brasil, com o Palmeiras, abre brecha para considerar uma mudança na meta.

Vanderlei foi o dono da posição durante toda a temporada, mas o uso de Paulo Victor no compromisso antes do jogo com o Palmeiras e a resposta evasiva de Renato em sua entrevista colocam um ponto de interrogação no que estava sendo planejado.

De acordo com o site "Globo Esporte", o assunto não foi diretamente tratado ainda e vai ser analisado pelo treinador, dessa forma ainda não há uma decisão tomada, mas a troca de posição não foi descartada.

"Tenho um grupo, ninguém é titular aqui. Não tem cláusula no contrato. Vou pelo desempenho, quem se escala é o jogador. Deixei claro para todo mundo, como estou dando as oportunidades. E ia definir pelo que os jogadores apresentaram", disse Renato ao ser questionado sobre a escalação de Paulo Victor e Isaque no domingo.

No Campeonato Brasileiro, Vanderlei foi titular em 27 jogos e fez 18 defesas difíceis, com uma média de 0,67. Foram 52 defesas consideradas "normais" nas partidas disputadas, média de 1,93. O por enquanto titular até aqui sofreu 31 gols, média de 1,15 gols por partida.

Paulo Victor foi utilizado em menos jogos e isso influencia nos números, que são melhores. Foram 10 defesas difíceis em 10 partidas, média de um por jogo, e são 23 defesas "normais" quando esteve em campo, uma média de 2,3 por partida. Foram oito gols sofridos no Brasileirão, média de 0,8.

As chegadas

O Grêmio buscou Vanderlei no Santos após a primeira temporada inteira de Paulo Victor como titular, mas o reforço de 2020, apesar de estar na posição, também repetiu um contexto de críticas antes já vivido por Paulo Victor.

Na temporada 2019, o título do Campeonato Gaúcho cai na conta do goleiro, que defendeu três cobranças de pênaltis na decisão com o rival Inter e garantiu a taça na Arena. Na ocasião, o técnico Renato Portaluppi inclusive deu um bônus em dinheiro ao goleiro.

Inclusive, Paulo Victor tem um perfil bem ativo no banco de reservas durante os jogos, sempre conversa com Renato, às vezes de pé ao lado do treinador, e é figura habitual em orientações aos companheiros.

Na vitória por 4 a 2 sobre o Ceará, em novembro do ano passado, por exemplo, Jean Pyerre correu diretamente para o companheiro após dica para fazer a cobrança no lado do goleiro Fernando Prass.

Dessa forma, o Grêmio vai usar uma equipe reserva na próxima quinta-feira, 25, contra o Bragantino, no Nabi Abi Chedid.

E essa escalação já pode dar um indício sobre a definição para a decisão, embora o gol seja posição com menos preservações. O Tricolor treina na tarde desta terça-feira, 23, no CT Luiz Carvalho.