Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PAULISTÃO 2021!

Governador de São Paulo autoriza o retorno do Paulistão e define data da volta nesta sexta-feira, 9!

Campeonato estava paralisado desde a determinação da fase mais restritiva em combate a pandemia de coronavírus no Estado

Redação Publicado em 09/04/2021, às 08h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escanteio do estádio do Pacaembu, em São Paulo - GettyImages
Escanteio do estádio do Pacaembu, em São Paulo - GettyImages
Nesta sexta-feira, 9, o governador de São Paulo, João Doriaconfirmou que aceitou os novos protocolos elaborados pelo Ministério Público Estadual e pela Federação Paulista de Futebol para que o Paulistão fosse retomado.
A informação é do repórter Wallace Lara, da "TV Globo".
Dessa forma, o Campeonato Paulista vai recomeçar e ainda na tarde de hoje, o governador deve anunciar em qual data específica os jogos vão voltar a acontecer, se será já neste fim de semana ou no começo da semana que vem.
A realização de eventos esportivos em São Paulo está proibida desde o dia 15 de março, quando entrou em vigor o plano emergencial de combate à propagação do coronavírus no Estado.
Inicialmente, o prazo foi definido até o dia 30 de março, mas depois foi estendido até dia 11 de abril.
Com isso, até agora foram realizadas as primeiras quatro rodadas de um total de 12 e um jogo da quinta na primeira fase do Estadual.
Mesmo depois da proibição, duas partidas foram levadas para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, para que o campeonato não parasse totalmente. Dessa forma, Mirassol 0 x 1 Corinthians, justamente o único jogo da quinta rodada já foi disputado, e SãoBento 1 x 1 Palmeiras, pela terceira rodada também.
Desde o anúncio da paralisação, a Federação Paulista e Ministério Público estavam trabalhando em conjunto buscando modificações nos protocolos de controle da pandemia no futebol.
O Ministério Público sugeriu, entre outras medidas, testes de Covid-19 realizados uma hora antes de cada partida, sugestão que a Federação Paulista, inicialmente, achou difícil de ser aplicada.
Como alternativa, foi sugerido que os testes fossem realizados no dia dos jogos.
Do outro lado, a FPF esboçava uma tabela para a retomada do futebol, com jogos ainda nesta semana, mesmo sabendo que tudo dependia de uma sinalização positiva do Ministério Público e do governo estadual.
Uma outra questão que foi discutida foi a possibilidade de levar ao Tribunal de Justiça Desportiva os atletas que quebrarem as regras de isolamento estipuladas.
Sobre isso, ainda nesta semana aconteceu o episódio envolvendo o atacante LuizAdriano, do Palmeiras, que mesmo com resultado positivo para coronavírus, foi a um supermercado e acabou atropelou uma pessoa na saída do local.
Como medida, o Palmeiras aplicou uma multa ao jogador, que também ficou de fora do primeiro jogo da Recopa Sul-Americana diante do DefensayJusticia.