Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Goleiros artilheiros: saiba quem são os 10 que já marcaram gol durante uma partida

Goleiros deixaram suas posições para acertar as redes e dar um empurrãozinho ao time

Redação Publicado em 18/05/2021, às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Goleiros que já marcaram gols em uma partida - GettyImages
Goleiros que já marcaram gols em uma partida - GettyImages
Além de defender e salvar seus times ficando embaixo da trave, os goleiros passaram a ter um papel mais especial durante os anos. Isso porque acabou se tornando cada vez mais comum a presença deles dentro da área.
Geralmente vemos os ilustres goleiros juntos com os demais jogadores no momento da decisão, do tudo ou nada da partida, quando o time realmente está precisando fazer um gol para seguir vivo na competição.
No entanto, como se não bastasse estar na área adversária, os goleiros passaram a serem decisivos por lá também, e começaram a fazer gols. Seja de cabeça, o mais comum deles, ou com os pés mesmo, eles se tornaram peça fundamental na frente também.
Sem falar das cobranças de falta, que derrubam qualquer teoria de que goleiro não sabe jogar com os pés, como foi o caso do ídolo do SãoPaulo, RogérioCeni, que não só batia muito bem falta, como também foi um goleiro artilheiro.
Nesta semana, o nome de AlissonBecker, goleiro do Liverpool, ganhou a manchete dos principais jornais do mundo justamente por conta disso. O brasileiro fez um belo gol de cabeça na vitória da equipe na Premier League e reacendeu essa leva de goleiros que fazem gols.
Por conta disso, o SportBuzz te mostra aqui, e relembra para os mais íntimos da história do futebol, quais foram os goleiros que já marcaram gols durante uma partida e quais deles podem ser chamados de goleiros artilheiros. Confira:

Rogério Ceni

Rogério Ceni já fez gol em partidas sendo um goleiro (Crédito: GettyImages)
Claro que não se pode tocar nesse assunto sem citar o nome de Rogério Ceni, que fez história no São Paulo muito além de dentro do gol. O ídolo Tricolor marcou, ao todo, 131 gols, 62 de falta e 69 de pênalti em toda a sua carreira.
Ceni foi um exímio cobrador de bola parada e já garantiu vitórias importantíssimas para o clube paulista, onde conquistou diversos títulos e se tornou um dos maiores ídolos.

Chilavert

Chilavert já marcou gol em uma partida sendo goleiro (Crédito: GettyImages)
O paraguaio Chilavert também entra nessa lista, além de já ter marcado gols durante as partidas, o goleiro é sim considerado um artilheiro, já que marcou 62 gols oficiais em toda sua carreira, entre faltas e pênaltis cobrados.
O jogador fez história com a Seleçãodo Paraguai e por diversos times onde passou, como Vélez e San Lorenzo, da Argentina, Peñarol, do Uruguai e Zaragoza, da Espanha.

Jorge Campos

Jorge Campos já marcou gol em uma partida sendo goleiro (Crédito: GettyImages)
Além de ser um dos maiores goleiros artilheiros da história do futebol, o mexicano Jorge Campos ficou marcado por usar uniformes espalhafatosos, por ter uma altura muito baixa para um goleiro, apenas 1,68cm, e por jogar também como atacante.
Jorge Campos vestiu a camisa de diversos times no México, como Pumas e Tigres e também jogou pelo Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.
Ele marcou vários gols de pênalti e bolas paradas, mas também atuou diversas vezes na linha, marcando gols e dando assistências a seus companheiros.

Johnny Vegas Fernández 

Entre os goleiros mais goleadores do futebol está Johnny Vegas, que atuou sua carreira inteira no futebol peruano e marcou um total de 45 gols.

Márcio

O brasileiro Márcio, que atuou por diversos times nacionais, entre eles Atlético Goianiense onde teve mais notoriedade, Bahia, Fortaleza e Goiás, ad todo, entre pênaltis e cobranças de falta, já marcou 43 gols em sua carreira.

René Higuita

René Higita já marcou gol em uma partida sendo goleiro (Crédito: GettyImages)
Por conta do seu estilo e personalidade, René foi o goleiro colombiano mais importante de todos os tempos. Inventor da famosa defesa "Escorpião", ele marcou 41 gols ao longo de sua carreira. Sem falar que as bolas paradas eram sua especialidade.

Peter Schmeichel

Peter Schmeichel já marcou gol em uma partida sendo goleiro (Crédito: GettyImages)
Peter Schmeichel é considerado por muitos como o melhor e maior goleiro da história da Premier League. Ídolo do ManchesterUnited, o pai de KasperSchmeichel também atuou pelo AstonVilla e ManchesterCity.
No dia 20 de outubro de 2001, o dinamarquês se tornou o primeiro goleiro a marcar na Premier League. Pela 10ª rodada da PL 2001/2002, Schmeichel realizou o feito diante do Everton, no Goodison Park, aos 90 minutos, após cobrança de escanteio. 
Esse gol não foi isolado na trajetória de Schmeichel, que já havia marcado outras vezes, por times do seu país, pela seleção e também pelo Manchester United. Ao todo, foram 13 gols na carreira.

Bradley Friedel

Com a camisa do Blackburn, equipe pela qual fez mais jogos e ficou de 2000 a 2008, Bradley Friedel se tornou o segundo goleiro a marcar na história da Premier League.
No dia 21 de fevereiro de 2004, pela 26ª rodada do campeonato, Friedel empatou o jogo contra o Charlton em 2 a 2, aos 90, após jogada de escanteio e sobra de bola dentro da área.

Ortiz

Jogando pelo Atlético Mineiro, ele foi o primeiro goleiro a marcar na história do Brasileirão. Em 1976, o argentino marcou duas vezes no campeonato, sendo no 4 a 1 sobre o CRB, em 7 de novembro, e no 4 a 0 sobre o Vasco, no dia 25 do mesmo mês. Ambos de pênalti.

Alisson

Alisson já marcou um gol em uma partida mesmo sendo goleiro (Crédito: GettyImages)
O goleiro selou seu nome na história da principal competição inglesa depois da vitória do Liverpool sobre o West Bromwich por 2 a 1. O brasileiro foi até o ataque aos 49 minutos do segundo tempo e de cabeça, marcou o segundo gol, garantindo os três pontos para os visitantes. 
Além disso, ele se tornou o primeiro goleiro do Liverpool a marcar um gol na história do clube inglês.