Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Gigantes brasileiros podem ser punidos por não apresentarem o balanço financeiro de 2019!

Clubes alegam que com as mudanças provocadas pelo novo coronavírus, não conseguiram se organizar a tempo

Izabella Macedo Publicado em 05/05/2020, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gigantes brasileiros terão que pagar multa por não apresentarem o balanço financeiro de 2019 - GettyImages
Gigantes brasileiros terão que pagar multa por não apresentarem o balanço financeiro de 2019 - GettyImages

A pandemia provocada pelo novo coronavírus está deixando os clubes brasileiros de cabelo em pé. Problemas para acertar o salário dos jogadores e até mesmo esquecer de pagar a conta de luz já são alguns dos pontos que os clubes estão tendo que lidar nessa nova fase.

De acordo com o site UOL, Corinthians, Atlético-MG e Cruzeiro não apresentaram o balanço financeiro do ano passado e podem sofrer punições quanto a isso, já que a demonstração de contas deveria ser apresentada até o dia 30 de abril, mas os três clubes não cumpriram com o prazo determinado por lei.

A publicação afirma que os dirigentes dos clubes alegaram que por conta de alguns problemas relacionados ao cenário de coronavírus no Brasil, não conseguiram publicar o balanço a tempo.

Agora, o clube paulista e os mineiros esperam que a Medida Provisória 931 do Governo Federal, que estendeu o prazo para empresas, os respalde.

No entanto, esses clubes não são empresas, mas sim entidades sem fins lucrativos, o que vem causando um grande debate. Existem especialistas que acreditam que os dirigentes podem sofres punições e até acreditam que os clubes poderiam ser retirados do ProFut.

Em entrevista ao site UOL, o advogado Louis Dolabela comentou sobre os casos envolvendo os três gigantes brasileiros.

"De acordo com o artigo 46 A da Lei Pelé, o prazo para que as entidades da gestão do esporte e os clubes profissionais divulguem seus balanços em site eletrônico próprio e da respectiva entidade de administração é 30 de abril", disse antes de completar.

"Caso não entregue neste prazo, a legislação permite que os dirigentes destes clubes sofram algumas sanções, como a inelegibilidade, por cinco anos, para cargos ou funções eletivas ou de livre nomeação em qualquer entidade ou empresa direta ou indiretamente vinculada às competições profissionais da respectiva modalidade desportiva", concluiu.

O especialista ainda afirmou que o pontinho de luz que os times estão esperando com a medida provisória não se aplica aos clubes, mas acredita em uma possível flexibilização.

"Ressalta-se que a aprovação das contas, está inviabilizada na maioria dos clubes porque grande parte dos conselheiros estão em idade avançada e são do grupo de risco. Desta forma, poucos clubes convocaram assembleia", concluiu.

Já para o advogado Luciano Motta, existe uma diferença e ele vê espaço para punição, mesmo achando pouco provável. 

"Haveria a possibilidade jurídica de sofrer alguma sanção decorrente da Lei Pelé, e consequentemente, até prejudicar os clubes no ProFut. Entretanto, pela verdadeira exceção em que nos encontramos, acredito que isso não ocorra e nem deveria ocorrer", ponderou.

A publicação ainda destaca que o Corinthians já enviou seu balanço financeiro para o Conselho Deliberativo e no momento está aguardando apenas a aprovação. Já os clubes mineiros sequer deram esse primeiro passo para apresentar as contas de 2019.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.