Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LIBERTADORES

Garantidos na pré-Libertadores, três times do Brasileirão ainda brigam por vaga direta na fase de grupos; veja cenários

Resultados da última rodada do Campeonato Brasileiro e campeão da Copa do Brasil definem como classificados chegam à competição continental

Redação Publicado em 23/02/2021, às 15h22 - Atualizado às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Garantidos na pré-Libertadores, três times do Brasileirão ainda sonham com vaga direta na fase de grupos; veja cenários - GettyImages
Garantidos na pré-Libertadores, três times do Brasileirão ainda sonham com vaga direta na fase de grupos; veja cenários - GettyImages

A primeira fase da pré-Libertadores 2021 começa nesta terça-feira, 23. Os times brasileiros só entram na competição continental a partir da segunda fase preliminar, que será disputada apenas na segunda semana de março. Por enquanto, o Santos é o único que já conhece seu adversário.

Com a confirmação do oitavo lugar no Campeonato Brasileiro, o Peixe vai enfrentar o Deportivo Lara, do Peru, nos próximos dias 09 e 16 de março, às 19h15 (de Brasília). O alvinegro disputa o jogo de ida como mandante e visita o estádio Metropolitano de Lara na volta.

Outra vaga está em aberto no Campeonato Brasileiro para a fase preliminar da Libertadores. São Paulo, Fluminense e Grêmio dependem dos resultados da Copa do Brasil e da última rodada do Brasileirão para saber se garantem vaga direta à fase de grupos da competição continental.

Vale lembrar que a última rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na próxima quinta-feira, 25, e o jogo de ida da final da Copa do Brasil será realizado no domingo, 28. Portanto, o Grêmio saberá de sua colocação na tabela do Brasileirão três dias antes da final contra o Palmeiras.

Vagas

O Brasil tem direito a sete vagas para a Libertadores (oito, caso o campeão continental seja do país). São cinco vagas diretas (sendo quatro pelo Campeonato Brasileiro e uma pela Copa do Brasil) e duas para a pré-Libertadores.

Além do atual campeão Palmeiras, outras três equipes estão com vagas garantidas na fase de grupos: Flamengo, Internacional e Atlético-MG.

Confira os cenários de São Paulo, Fluminense e Grêmio

SÃO PAULO

Por enquanto, o São Paulo é o quarto do Campeonato Brasileiro e vai garantindo a vaga direta, mas corre o risco de ser ultrapassado pelo Flu na última rodada. O time paulista tem 63 pontos, dois a mais que o Tricolor das Laranjeiras.

Caso seja ultrapassado pelo Fluminese na tabela, vai depender do título do Palmeiras na Copa do Brasil para assegurar a vaga direta que será transferida para o quinto colocado do Brasileirão. O São Paulo não pode mais ser ultrapassado pelo Grêmio, que ocupa a sexta colocação.

Cenários:

- Vencer o Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário que briga pelo título nacional;

- Caso tropece na última rodada e o Fluminense vença, precisa que o Palmeiras seja campeão da Copa do Brasil.

FLUMINENSE

Quinto na tabela de classificação, o Fluminense ainda tem duas possibilidades de assegurar a vaga na fase de grupos da Libertadores. Se vencer na última rodada do Campeonato Brasileiro e ainda contar com o tropeço do São Paulo, disputará o torneio continental sem precisar jogar a fase preliminar.

O Tricolor também pode levar a melhor caso o Palmeiras seja campeão da Copa do Brasil (que dá direito a vaga direta à fase de grupos do torneio continental) diante do Grêmio. O regulamento determina que caso do campeão da Libertadores (Palmeiras) seja o mesmo da Copa do Brasil, a vaga direta deve ser transferida para o Brasileirão. Neste caso, o Campeonato Brasileiro passa a ter cinco vagas diretas e duas para a pré-Libertadores.

Cenários:

- Vencer o Fortaleza na última rodada do Campeonato Brasileiro e torcer por uma derrota do São Paulo, assumindo a quarta posição;

- Ficar em quinto no Brasileirão e torcer pelo título do Palmeiras na Copa do Brasil, ficando com a vaga transferida.

GRÊMIO

Assim como o Fluminense, o Grêmio ainda tem duas possibilidades de evitar a fase preliminar da Libertadores. Na final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, o time gaúcho precisa ser campeão para garantir a vaga direta na fase de grupos.

Caso o Verdão conquiste o título da segunda principal competição do Brasil, o Grêmio precisaria, três dias antes, da vitória na última rodada do Campeonato Brasileiro e de um tropeço do Fluminense. Neste cenário, asseguraria o quinto lugar e, consequentemente, a vaga direta na Libertadores. O Tricolor gaúcho é o atual sétimo colocado do Brasileirão, com 59 pontos, dois a menos que o Flu (5º).

Com a disputa da última rodada do Campeonato Brasileiro antes da final da Copa do Brasil, o Tricolor gaúcho conhecerá sua situação e ainda poderá brigar pela vaga direta, ‘apenas’ com o Palmeiras de adversário.

Cenários:

- Ser campeão da Copa do Brasil contra o Palmeiras;

- Caso não conquiste o título, precisa garantir o quinto lugar no Brasileirão (vencer o Bragantino na última rodada e torcer pela derrota do Fluminense).