Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HISTÓRICO!

Futebol paulista: Justiça libera bandeiras de mastro após 26 anos

Futebol paulista estava proibido de ter as famosas bandeiras de mastro nas arquibancadas de 1996; torcidas pediam pela liberação desde então

Redação Publicado em 26/07/2022, às 16h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Futebol paulista consegue a volta das bandeiras de mastro - GettyImages
Futebol paulista consegue a volta das bandeiras de mastro - GettyImages

O futebol paulista pôde comemorar e muito nesta terça-feira, 26! Acontece que o Tribunal de Justiça de São Paulo deu a sua permissão para a entrada de bandeiras com hastes e suportes nos estádios de futebol. Vale lembrar que as tão famosas e tradicionais bandeiras com mastro, utilizadas nas arquibancadas, estavam proibidas desde 1996.

De acordo com as informações que foram publicadas pelo site "Meu Timão", segundo a decisão, a liberação está atrelada ao direito condicionado ao intuito de "manifestação festiva e amigável", previsto no Estatuto do Torcedor e deverá ser regido pelas diretrizes da Polícia Militar do Estado de São Paulo nas partidas realizadas nos estádios.

Canal - SportBuzz

A liberação, que foi feita pelo juiz Fabrício Reali Zia, aconteceu como forma de resposta à representação da Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) quanto a possibilidade da entrada, mesmo que controlada, das bandeiras de mastro nos estádios de São Paulo quando o mandante da partida for daqui.

Diante dessa questão, o magistrado entendeu que o Estatuto do Torcedor, lei federal e que permite a entrada de hastes e suportes de bandeiras nos estádios, suspendeu a eficácia da lei estadual anterior, que proibia a entrada das mesmas. A partir de agora, a entrada das bandeiras vai depender totalmente das regras que a Polícia Militar vai implementar nesse caso.

Futebol paulista tem a volta das bandeiras de mastro
Futebol paulista tem a volta das bandeiras de mastro (Crédito: GettyImages)

Por conta disso, fica sob a responsabilidade da Polícia Militar do estado definir um tamanho máximo, a quantidade por torcida organizada, o setor específico que elas terão que ficar, além de outros critérios que ainda devem ser analisados. A publicação ainda destaca que apesar de a decisão ter saído, ainda cabe recurso.

Vale destacar que as torcidas do futebol paulista já estavam pedindo por esse retorno há alguns anos. Sem falar que outros estados do país, como Rio de Janeiro e Minas Gerais já autorizam a utilização das peças durante os jogos. Em São Paulo, inclusive, as bandeiras com mastro só eram vistas em caso de treino aberto e fora dos estádios, mas sempre sob supervisão.