Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / AGORA SIM!

Futebol feminino ganha chuteira desenvolvida especialmente para se adequar ao formato dos pés das mulheres!

Equipamento esportivo faz parte da busca por mais igualdade de condições e profissionalismo no esporte

Izabella Macedo Publicado em 25/06/2020, às 20h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Futebol feminino ganha chuteira desenvolvida especialmente para se adequar ao formato dos pés das mulheres - GettyImages
Futebol feminino ganha chuteira desenvolvida especialmente para se adequar ao formato dos pés das mulheres - GettyImages

A busca por mais igualdade de condições e profissionalismo no futebol feminino ganhou mais um capítulo importante.

Agora, as atletas terão mais um tipo de equipamento esportivo à disposição, mas desta vez, ele será feito especialmente para elas!

Uma empresa australiana lançou este ano uma chuteira desenvolvida exclusivamente para se adequar às características dos pés das mulheres, dando assim, mais conforto na hora das partidas.

Segundo informações divulgadas pelo site Globo Esporte, a chuteira foi projetada levando em conta a anatomia do pé feminino, que tem características próprias como o calcanhar mais fino; arco do pé mais alto; relação comprimento/largura diferente na região dos dedos; e tamanho geral menor, em média, em comparação com os pés masculinos.

Ainda existem diferenças relacionadas à estrutura do corpo da mulher, como a bacia mais larga, que altera a pisada e os pontos de pressão dos pés.

"O que fizemos foi redesenhar a chuteira, levando em conta essas diferenças. Criar uma chuteira desenvolvida especificamente para as mulheres ajuda a corrigir um pouco o desequilíbrio em termos de equipamentos esportivos", afirmou a britânica Laura Youngson, uma das sócias da Ida Sports, fabricante da chuteira.

Para que a chuteira pudesse ser adaptada para as jogadoras, a empresa criou um novo padrão que atende às características dos pés femininos, afinando a área do calcanhar, alargando a parte da frente e reforçando o apoio no meio da chuteira, incluindo o uso de uma palmilha mais acolchoada, para compensar a altura do arco do pé.

"É algo pequeno criar apenas uma chuteira para as mulheres, mas é um passo no caminho de uma maior paridade de gênero no futebol", completou Laura.

A veterana e lateral-esquerda Rosana, do Palmeiras, comemorou a novidade e afirmou que ela representa um importante avanço para as jogadoras.

"Eu acho que, como qualquer outro vestuário, que tem diferença do masculino para o feminino, a chuteira deveria ser assim também, para poder virar um calçado mais confortável", contou.

O ortopedista André Pedrinelli, diretor do Centro Médico da Fifa em São Paulo, destaca a importância de um calçado adequado para atletas de alto rendimento.

"O pé da mulher tem a mesma estrutura do homem em número de ossos, mas existem diferenças na proporcionalidade e na função. Uma chuteira adequada ao pé feminino faz diferença, com certeza, porque isso implica no controle maior da bola", explicou.

A ideia de criar uma chuteira feminina surgiu, segundo Laura Youngson, por conta das constantes queixas das jogadoras profissionais, que sofriam como bolhas no calcanhar e dedos muito apertados.

Além disso, nem todos os modelos de elite no mercado têm números mais baixos, característica comum entre as mulheres.