Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Futebol Brasileiro: Os primeiros campeões do século 21

Relembre os títulos conquistados nas principais competições do futebol nacional em 2001

Gabriela Santos Publicado em 19/01/2021, às 15h24 - Atualizado às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 2001 - Getty Images
Grêmio, campeão da Copa do Brasil de 2001 - Getty Images

Nesse ano, os primeiros títulos conquistados no século 21 no futebol brasileiro completam 20 anos de história. De 2001 para cá, o esporte mudou, as competições modificaram os seus formatos e os campeões já não são mais os mesmos.

Pensando nos históricos títulos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, o SportBuzz separou uma pequena lista com os times que conquistaram as principais competições do cenário nacional. Cabe lembrar que o século começa em 2001 – portanto, títulos no ano 2000 não entram na conta. Confira: 

Campeonato Brasileiro

Em 2001, o Athletico-PR conquistou o Brasileirão pela primeira vez. Na final, o Furacão confirmava o título da competição contra o São Caetano, projetando o time ainda mais no cenário nacional.

O clube paranaense se destacava por sua gestão e estrutura, e chamou a atenção pelo futebol ofensivo e entrosado, comandado pelo técnico Geninho, além da força de sua torcida.

Dono da segunda melhor campanha na primeira fase, o Athletico-PR deixou para trás o São Paulo (2 a 1) nas quartas de final, e eliminou o Fluminense (3 a 2) na semifinal. Na grande decisão, venceu o São Caetano por 4 a 2 no primeiro jogo, e voltou a triunfar por 1 a 0 na segunda partida.

Copa do Brasil

O Grêmio foi primeiro vencedor do século da Copa do Brasil. O Tricolor gaúcho reeditou a final de 1995 contra o Corinthians. Seis anos antes, o time paulista conquistou o campeonato pela primeira vez.

Já em 2001, o Grêmio, então comandado por Tite, derrotou o Timão nas duas partidas e se sagrou campeão da segunda principal competição do futebol nacional. Foi a quarta vez que o Tricolor levantou a taça em cinco finais disputadas pela Copa do Brasil.

O Grêmio, no entanto, não teve uma campanha fácil. O Tricolor estreou na Copa do Brasil de 2001 na fase classificatória, contra o Vila Nova-MG. O time foi derrotado por 3 a 2 na ida, mas construiu uma vitória por 4 a 1 na volta, no estádio Olímpico. Na fase seguinte, perdeu o primeiro jogo para o Santa Cruz por 1 a 0, e venceu a segunda partida por 3 a 1.

Nas oitavas, passou pelo Fluminense com uma vitória por 1 a 0 (ida) e um empate sem gols (volta). Nas quartas, venceu o São Paulo duas vezes, por 2 a 1 e por 4 a 3, respectivamente. Na semifinal, os comandados de Tite derrotaram o Coritiba nas duas partidas.  

Copa do Nordeste

O Bahia foi o grande campeão da Copa do Nordeste de 2001. Na decisão, que contou com o estádio da Fonte Nova lotado, o Tricolor venceu o Sport por 3 a 1, com gols de Preto e Nonato (2). Leomar marcou para o Leão na final.

Na primeira fase, nos pontos corridos, o Bahia fez a segunda melhor campanha, com 35 pontos. Na semifinal, eliminou o Fortaleza por 2 a 1, também na Fonte Nova, em Salvador.

Série B do Campeonato Brasileiro

O Paysandu foi o campeão da Série B de 2001. Em era de pontos corridos, com 28 equipes na disputa, o Papão encerrou a competição com 59 pontos e conquistou o acesso à elite do futebol brasileiro ao lado do Figueirense. A equipe do Pará somou 14 vitórias, 16 empates e apenas quatro derrotas na campanha. Foi o segundo título da Segunda Divisão.