Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Futebol brasileiro encerra segunda temporada em meio à pandemia

Futebol brasileiro encerrou duas temporadas (quase completas) em meio à pandemia de coronavírus; calendários, estádios sem público e faturamento dos clubes foram diretamente impactados

Redação Publicado em 29/12/2021, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Futebol brasileiro encerra segunda temporada em meio à pandemia - GettyImages
Futebol brasileiro encerra segunda temporada em meio à pandemia - GettyImages

O ano de 2021 chegou a fim e, com ele, o futebol brasileiro encerrou quase dois anos em meio à pandemia de Covid-19. Diante de cancelamentos, adiamentos e partidas sem público, os campeonatos nacionais sofreram alterações nos calendários e os clubes tiveram impacto direto em suas receitas.

Diante disso, o SportBuzz listou alguns aspectos que marcaram o futebol no Brasil em quase dois anos de competições disputadas em e meio à pandemia, como duas edições de torneios nacionais e internacionais (com times brasileiros) disputadas no mesmo ano. Confira:

ANO DE DUAS EDIÇÕES DO BRASILEIRÃO

Paralisado de março a julho de 2020, assim como as outras ligas ao redor do mundo, o Campeonato Brasileiro precisou ser alterado e teve suas rodadas finais disputadas no início de 2020. A edição da competição nacional se encerrou no dia 24 de fevereiro, com o Flamengo sagrando-se campeão pela sétima vez. Foram três meses antes do início da temporada seguinte, vencida pelo Atlético-MG em dezembro.

Canal SportBuzz:

No futebol feminino, a edição de 2020 começou e se encerrou no mesmo ano, com o Corinthians campeão sobre o Avaí/ Kindermann. A situação foi diferente para a Libertadores, com as duas temporadas disputadas em 2021. Ferroviária e Timão foram os times campeões continentais, respectivamente.

ANO DE DUAS FINAIS DA LIBERTADORES

Assim como no futebol brasileiro, o calendário da edição de 2020 da Libertadores foi alterado por conta da pandemia e a final precisou ser disputada no fim de janeiro do ano seguinte. Palmeiras e Santos disputaram a decisão no Maracanã, e o Verdão conquistou a América pela segunda vez em sua história.

O time alviverde foi o maior vencedor do continente em 2021. Campeão de 2020, a equipe comandada por Abel Ferreira foi para mais uma final brasileira na edição seguinte, desta vez contra o Flamengo, no Centenário de Montevidéu, e levou a melhor novamente para faturar o terceiro título da Libertadores.

VOLTA DAS TORCIDAS AOS ESTÁDIOS

O futebol brasileiro definiu a volta dos torcedores nos estádios em setembro deste ano, após longo acordo entre Conselho Técnico de Clubes, CBF e governadores dos estados brasileiros. A torcida foi permitida a ocupar parcialmente as arquibancadas, a partir da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, e 100% da capacidade no início de outubro.

Caption

FATURAMENTO

No primeiro ano em meio à pandemia, os clubes sofreram impacto direto com o faturamento. De acordo com o levantamento do site “Globo Esporte”, o Flamengo, time que mais faturou com bilheteria em 2019, arrecadou R$ 22,2 milhões com venda de ingressos em cinco jogos disputados no período pré-pandemia, em 2020. Em comparativo, o rubro-negro teve perda de receita de R$ 85,8 milhões.