Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / 'NOVO RICO'

Fundo de investimentos da Arábia Saudita compra Newcastle

Time inglês anuncia venda de 100% do clube após aval da Premier League

Redação Publicado em 07/10/2021, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fundo de investimentos da Arábia Saudita compra Newcastle - GettyImages
Fundo de investimentos da Arábia Saudita compra Newcastle - GettyImages

Após o aval da Premier League, o Newcastle, da Inglaterra, anunciou nesta quinta-feira, 7, que o clube foi comprado por um fundo de investimento da Arábia Saudita. De acordo com a imprensa britânica, a negociação foi concluída por 300 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões).

“Um grupo de investimento liderado pelo Fundo de Investimento Público, e também composto pela PCP Capital Partners e RB Sports & Media, concluiu a aquisição de 100% da Newcastle United Limited e Newcastle United Football Club Limited da St. James Holdings Limited”, informou o clube.

As negociações começaram há mais de um ano e foram retomadas agora. Um acordo entre os sauditas e a emissora “belN Sports”, do Catar, foi responsável pela retomada das negociações pela aquisição do clube.

Em julho de 2020, a Premier League e o governo inglês acusaram a Arábia Saudita de piratear a transmissão da liga no país e, assim, a negociação foi encerrada.

A torcida do Newcastle foi às ruas para comemorar a negociação. Muito criticado pelos torcedores, o antigo proprietário do clube era o empresário britânico Mike Ashley, que estava no comando desde 2017.

A aproximação entre o clube e o fundo de investimento gerou debate sobre o uso do futebol por governos ditatoriais como forma de apagar ações que violam os direitos humanos, sendo um caso chamado de “Sportswashing”. No ano passado, a ONG Anistia Internacional alertou a liga inglesa sobre a operação.

Com quatro títulos ingleses em sua história, o Newcastle é o atual vice-lanterna da Premier League, com apenas três pontos na 19ª colocação. O último campeonato conquistado foi na temporada 1926/27.