Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LENDA!

Formiga faz história e eterniza pés na calçada da fama do Mineirão

Formiga, lenda do futebol feminino disputou sete Copas do Mundo e se tornou a primeira mulher a deixar sua marca na calçada da fama do Mineirão

Redação Publicado em 15/03/2022, às 18h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Formiga no meio do corredor de jogadoras - Thais Magalhães/CBF/Fotos Públicas
Formiga no meio do corredor de jogadoras - Thais Magalhães/CBF/Fotos Públicas

Formiga conseguiu fazer mais história no futebol feminino! Nesta terça-feira, 15, a volante teve seus pés eternizados em uma placa que fará parte do Museu do Futebol do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Com isso, a jogadora se tornou a primeira mulher a ser homenageada dessa forma pelo Gigante da Pampulha em 56 anos.

A história de Formiga no futebol é antiga. Aos 56 anos, ela é atleta que mais teve a oportunidade de vestir a camisa da Seleção Brasileira, tanto entre os homens como entre as mulheres. Ela ainda é dona de medalhas olímpicas, de Copa do Mundo, Copa América e Pan-Americanos pelas 234 que esteve em campo pela seleção Canarinha.

Canal - SportBuzz

"Feliz e ao mesmo tempo surpresa por essa homenagem. Todos sabem a minha luta no futebol feminino. Espero que essa realidade possa mudar. Que o Mineirão possa receber mais torcedores para ver o futebol feminino. Sei que isso (homenagem) vai servir para outros estádios apoiarem", disse a jogadora depois de eternizar sua história no estádio.

No entanto, as homenagens não pararam por aí. Além de marcar seus pés na calçada da fama do estádio mineiro, Formiga também foi convidada pela administração do Gigante da Pampulha para fazer um jogo de despedida no mesmo palco. Apesar do convite, o jogo ainda não tem data oficial para acontecer.

Formiga sendo levantada pelas jogadoras da seleção
Formiga sendo levantada pelas jogadoras da seleção (Crédito: Thais Magalhães/CBF/Fotos Públicas)

"Estou emocionada, com a voz embargada. Mas gostaria de falar que você é gigante. Dizer também que o Mineirão está sempre à sua disposição, porque você é gigante", falou bastante emocionada Bruna Drumond, gerente de negócios do estádio do Mineirão, que esteve presente durante o evento de homenagem a jogadora.

Formiga deu adeus a Seleção Brasileira em novembro do ano passado, na goleada Canarinha por 6 a 1 diante da Índia. Em sua carreira, foram 26 anos dedicados a camisa amarela. Neles, ela somou 152 vitórias, 35 empates, 47 derrotas e 37 gols pelo Brasil, além de ter disputado as Copas de 1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019.