Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / 120 ANOS!

Fluminense e os 120 anos de uma bela história

Fluminense completa neste 21 de julho 120 anos de tradição, tendo, além de diversos títulos importantes, muita história e motivos para o Brasil inteiro o agradecer

Redação Publicado em 21/07/2022, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fluminense completa 125 anos de história - Flickr Fluminense/ Lucas Merçon
Fluminense completa 125 anos de história - Flickr Fluminense/ Lucas Merçon

O Fluminense Football Club foi um dos primeiros clubes profissionais do Brasil. Criado no dia 21 de julho de 1902, hoje faz 120 anos de muita história e tradição, desde Oscar Cox, seu criador, até os dias atuais com o recém aposentado Fred. Além de fundador do clube, Cox também foi um dos pioneiros do futebol brasileiro, tendo diversas vezes viajado para a Inglaterra para trazer materiais esportivos como bola e outras novidades na época.

Diversas curiosidades podem ser apontadas como o fato de o clube ter nascido com as cores cinza e branco; até que em 1904, com dificuldades de conseguir materiais cinzas, mudou-se para o tradicional verde, branco e grená. Além disso, também foi tricolor o primeiro estádio de cimento da América Latina, as Laranjeiras, que foi palco de campeonatos como a atual Copa América e consequentemente, do primeiro título de relevância da Seleção Brasileira.

Canal SportBuzz

Diversos outros ídolos passaram pelo clube: pode-se dizer que Preguinho foi o primeiro deles. Defendendo o clube por 13 anos, ele é atualmente o oitavo maior artilheiro da história do Flu com 128 gols em 174 jogos. O jogador também teve passagem pela Seleção Brasileira, marcado como o primeiro capitão da história da equipe e por ser o autor do primeiro gol da seleção em Copas do Mundo.

Após Preguinho, ainda tiveram Hércules, Rivellino, Gerson, Carlos Alberto Torres, Didi, Renato Gaúcho, Washington, Deco e tantos outros que ajudaram a conquistar os 31 títulos estaduais, quatro Campeonatos Brasileiros, a Copa do Brasil e a Copa da Primeira Liga, além dos vices campeonatos da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores.

Fred é um dos maiores ídolos da história do Fluminense
Fred é um dos maiores ídolos da história do Fluminense/ Crédito: Getty Images

O Fluminense foi precursor em diversas frentes do futebol brasileiro e sua seleção, tendo tido -  até 1994 - apenas duas Copas em que não foram convocados jogadores do tricolor carioca para representar a Seleção Brasileira. O que mostra a força do legado e do nome que leva a camisa que jogadores consagrados e importantes para o país já levaram em seu peito, e continuarão levando por muito tempo.