Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RIO DE JANEIRO

Fla-Flu: Relembre seis embates históricos do clássico do Rio de Janeiro

Um dos mais tradicionais clássicos do Brasil, Flamengo x Fluminense tem mais de 100 anos de história

Gabriela Santos Publicado em 12/07/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duelo mais recente de Fla-Flu - GettyImages
Duelo mais recente de Fla-Flu - GettyImages

Fla-Flu tem muita história no futebol do Rio de Janeiro e do Brasil. Um dos duelos mais tradicionais do país, o clássico tem decisões emblemáticas em 108 anos de existência.

As equipes já se enfrentaram mais de 400 vezes, e o último duelo foi disputado nesta quarta-feira, 8, pela final da Taça Rio, no Maracanã. O Fluminense levou a melhor, vencendo o Flamengo nos pênaltis (3 a 2) após o empate em 1 a 1, adiando a final do Campeonato Carioca.

O Flu ficou com o troféu do segundo turno e forçou a decisão do estadual. Neste domingo, 12, no Maracanã, as equipes começam a 63ª disputa por taça na história do clássico. 

Em função da pandemia de coronavírus, o último clássico não contou com a presença dos torcedores no tradicional estádio, mas não impediu o apoio virtual dos fãs do esporte. A decisão foi transmitida pela FluTV, canal oficial do Tricolor no YouTube, e estabeleceu um novo recorde de acessos simultâneos em uma mesma transmissão esportiva na plataforma: mais de três milhões de pessoas assistindo. Na disputa das penalidades, a transmissão teve o pico de 3,597 milhões de acessos. A marca coloca a FluTV como a maior live da plataforma.

Um dos clássicos mais charmosos do Brasil, Fla-Flu tem uma vasta lista de confrontos emblemáticos e ainda terá muita bola para rolar em duelos decisivos. Por isso, o SportBuzz separou alguns dos mais memoráveis jogos entre Flamengo e Fluminense. Confira:

Flamengo 0 x 0 Fluminense - Campeonato Carioca (15 de dezembro de 1963)

Na ocasião, o Flamengo não conquistava um título há oito anos, sagrando-se campeão com o empate na final do Carioca de 1963. Aquele Fla-Flu é o jogo que registrou o maior público entre clubes de toda a história, com 194.603 torcedores acompanhando o clássico.

Fluminense 1 x 0 Flamengo – Campeonato Carioca (11 de dezembro de 1983)

Em 1983, o Campeonato Carioca foi decidido em um triangular de turno único, reunindo Fluminense, campeão da Taça Guanabara; Flamengo, vencedor da Taça Rio; e Bangu, maior pontuador na classificação geral. Após o empate com o Bangu, o Tricolor precisava de uma vitória sobre o rival.

O Fla já não contava com Zico, que se transferiu para a Udinese, da Itália, uma semana antes do campeonato, mas mantinha a base da badalada equipe campeã brasileira. A torcida rubro-negra já cantava vitória, no entanto, aos 45 minutos do segundo tempo, Assis anotou o gol que daria o título ao Fluminense. Três dias depois, o Fla bateu o Bangu, entregando o título para o rival. Aquele foi o início do tricampeonato estadual.

Flamengo 4 x 1 Fluminense – Campeonato Carioca (16 de fevereiro de 1986)

Zico brilhou na abertura do estadual, enfrentando o Fluminense atual tricampeão. Após sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo, o Galinho – que também voltava de duas temporadas na Itália – retornou justamente num Fla-Flu. Zico foi autor de três gols na goleada rubro-negra, sendo ovacionado pela torcida no Maracanã: “Recordar é viver, o Zico acabou com você!”.

Flamengo 5 x 0 Fluminense – Campeonato Brasileiro (02 de dezembro de 1989)

Em jogo para cumprir tabela no Brasileirão, a partida em Juiz de Fora marcou a despedida de Zico. O ídolo pendurava as chuteiras no final da temporada de 1989, mas não sem antes abrir o marcador na goleada contra o rival. De falta, o Galinho anotou seu último gol pelo Fla.

Fluminense 3 x 2 Flamengo – Campeonato Carioca (25 de junho de 1995)

Naquele Fla-Flu, o Tricolor desbancou o favoritismo do rubro-negro, que precisava apenas de um empate. O Flamengo contava com Romário, eleito o melhor jogador do mundo na temporada anterior, e com a comemoração de seu ano centenário. Renato Gaúcho era a estrela do Flu. 

Um octogonal decidiu o título do Carioca de 1983, e Flamengo e Fluminense se enfrentaram no duelo que definiria o campeão. O Flu abriu 2 a 0, mas viu o rival empatar a decisão. Aos 42 da etapa final, Ailton fez boa jogada pela direita, cruzou para Renato, que marcou com o famoso gol de barriga para definir o jogo.

Fluminense 1 x 0 Flamengo – Campeonato Brasileiro (08 de julho de 2012)

A partida que celebrou os 100 anos do Fla-Flu foi disputada pelo Campeonato Brasileiro de 2012, no Engenhão. O Fluminense ganhou aquela edição da competição nacional, fazendo valer sua superioridade com o artilheiro Fred.


5 itens incríveis que os torcedores do Fluminense vão amar

1- Os Dez Mais do Fluminense - https://amzn.to/33TqB7s

2- Almofada Bola Pelúcia Fluminense - https://amzn.to/2P2LtF3

3- Garrafa De Inox Fluminense - https://amzn.to/2W0RPWH

4- Bolsa Térmica Fluminense - https://amzn.to/2W19zRS

5- Luminária Giratória 3D Fluminense - https://amzn.to/2J9VQTs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

5 itens que os torcedores do Flamengo vão amar

1- Relógio Technos Flamengo - https://amzn.to/2BnvNUJ

2- Taça Munique Flamengo - https://amzn.to/32uPVA6

3- Fone De Ouvido Intra Auricular Do Flamengo - https://amzn.to/2MW7eU2

4- Chaveiro Flamengo Chuteira - https://amzn.to/32uQiL0

5- Squeeze Flamengo Borrifadora - https://amzn.to/2MrjVHI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.