Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FIQUE POR DENTRO!

Fique por dentro da atual situação da CBF

Do afastamento de Rogério Caboclo, até uma possível queda de Tite, entenda tudo o que aconteceu na CBF na última semana

Lucas Cesare Publicado em 08/06/2021, às 18h20 - Atualizado às 19h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores da Seleção Brasileira conversando com Tite durante treino - Lucas Figueiredo/CBF/Fotos Públicas
Jogadores da Seleção Brasileira conversando com Tite durante treino - Lucas Figueiredo/CBF/Fotos Públicas

O SportBuzz vêm acompanhando e trazendo tudo o que tem acontecido na CBF desde a semana passada. Para aqueles que estão por fora ou que perderam alguma informação, trouxemos uma explicação dos principais fatos que foram pauta de diversos veículos de comunicação nos últimos dias.

DESAVENÇAS SOBRE A COPA AMÉRICA

Tudo começou no dia 31 de maio, quando a CONMEBOL definiu o Brasil como o novo país sede da Copa América 2021. Com este novo cenário, começaram a haver conflitos dentro da CBF, visto que o então presidente da Confederação (agora afastado), Rogério Caboclo, era favorável à realização do torneio no país, enquanto os jogadores e a comissão técnica mostraram ter uma opinião contrária.

Visto isso, Tite deu seu posicionamento durante entrevista coletiva e Casemiro, capitão da Seleção Brasileira, falou sobre o assunto após a partida contra o Equador.

"Temos uma opinião muito clara e fomos lealmente, numa sequência cronológica, eu e Juninho, externando ao presidente qual a nossa opinião. Depois, pedimos aos atletas para focarem apenas no jogo contra o Equador. Na sequência, solicitaram uma conversa direta ao presidente. Foi uma conversa muito clara, direta. A partir daí a posição dos atletas também ficou clara. Temos uma posição, mas não vamos externar isso agora. Temos uma prioridade agora de jogar bem e ganhar o jogo contra o Equador. Entendemos que depois dessa Data Fifa as situações vão ficar claras", disse Tite antes de completar.

"Depois desses dois jogos, vou externar a minha posição", garantiu o treinador.

Nosso posicionamento todo mundo sabe, mais claro impossível, Tite deixou claro nosso posicionamento e o que nós pensamos da Copa América. Existe respeito e uma hierarquia que temos que respeitar, e claro que queremos dar nossa posição”, afirmou Casemiro.

Portanto, ficou decidido que Tite e os jogadores iriam dar um posicionamento oficial após a partida contra o Paraguai, na noite desta terça-feira, 8. Sendo assim, isto passou a ser o principal foco das atenções do público, com o próprio jogo ficando um pouco de lado.

TITE NA CORDA BAMBA

Com toda essa diferença de opiniões entre presidente e comissão técnica, começou a criar força o boato de que Tite deixaria o cargo de treinador da seleção brasileira, com o nome de Renato Portaluppi ganhando força como principal candidato a substituí-lo.

Antes de Rogério Caboclo ser afastado da presidência da CBF, o cartola teria prometido a Bolsonaro que demitiria Tite para tentar trazer alguém mais condizente com as ideias do Presidente da República, já que o atual treinador demonstrou toda a sua insatisfação com a decisão das autoridades de sediar a Copa América no Brasil.

Porém, em entrevista coletiva, Tite foi sincero ao dizer que não houve qualquer pressão de Rogério Caboclo para demití-lo do cargo. O treinador optou por não entrar em grandes polêmicas e respondeu ao questionamento apenas com um "não". Além disso, fez mistério sobre a presença do Brasil na Copa América: "Essa informação fica a seu critério. Eu não vou cair nessa pegadinha".

AFASTAMENTO DE ROGÉRIO CABOCLO

No último domingo, 6, Rogério Caboclo, foi afastado por 30 dias da presidência da CBF por uma determinação da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro. A decisão veio após o dirigente ser acusado de assédio sexual e moral protocolado por uma funcionária da entidade na última sexta-feira, 4.

A Comissão enviou uma ordem à diretoria da CBF para que Caboclo se afaste do cargo pelo período determinado, com possibilidade de prorrogação, para se defender da acusação.

Antônio Carlos Nunes assume o comando da entidade máxima do futebol brasileiro durante o afastamento do presidente. Coronel Nunes é o vice-presidente mais velho da CBF e já exerceu a função quando Marco Polo Del Nero foi suspenso do cargo pela Fifa.

JOGADORES DECIDEM DISPUTAR COPA AMÉRICA

Apesar de toda a insatisfação, na última segunda-feira, 7, foi divulgado que os jogadores teriam voltado atrás de sua decisão de não participar do torneio e optaram por disputar a Copa América.

A seleção brasileira enfrenta o Paraguai, em Assunção, no último confronto válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo antes da realização do torneio continental, que está marcado para ter início já no próximo domingo, 13 de junho. Resta esperar o fim do confronto para saber qual será o posicionamento oficial de Tite e dos jogadores brasileiros.