Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CHOQUE-REI!

Final do Paulistão: Confira retrospecto entre São Paulo e Palmeiras no Campeonato Paulista

São Paulo e Palmeiras se enfrentam em dois jogos para definir o campeão paulista

Gabriel Soria Publicado em 19/05/2021, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras e São Paulo abrem a final no Allianz Parque e definem o confronto no Morumbi - Getty Images
Palmeiras e São Paulo abrem a final no Allianz Parque e definem o confronto no Morumbi - Getty Images

Nesta quinta-feira, 20, Palmeiras e São Paulo fazem o confronto inicial da final do Campeonato Paulista. Indo atrás do primeiro título desde 2013, o Tricolor Paulista concentra todas as suas forças para levantar a taça, assim como o Verdão, que é o atual campeão e vai atrás do bicampeonato.

A última vez que as equipes se enfrentaram na final da competição foi em 1992, 29 anos atrás. Na ocasião, o São Paulo se deu melhor e conquistou o título, após vencer por 4x2 com três gols de Raí e um de Cafú. Já os gols do Palmeiras foram marcados por Daniel Frasson e Zinho.

A contagem do retrospecto geral varia dos confrontos considerados por cada clube. Os são-paulinos contabilizam 326 confrontos na história, que contam com 110 vitórias tricolores, 109 vitórias alviverdes e 109 empates. Já os palmeirenses levam em conta 320 clássicos, onde o Soberano venceu 110, o Verdão 106, além de 104 empates contabilizados.

A vantagem Tricolor se mantém quando o assunto é o Campeonato Paulista. Entre todas as disputas, o São Paulo venceu em 68 delas e perdeu 57 vezes, além dos 50 empates contabilizados.

Os torcedores são-paulinos têm muitos motivos para se manter positivos na disputa, já que o Tricolor leva vantagem em, praticamente, todos os retrospectos. Além do retrospecto geral, o Soberano tem larga vantagem quando se trata de confrontos eliminatórios.

Em mata-mata, as equipes se enfrentaram 16 vezes, e o São Paulo venceu em incríveis 13 oportunidades. Além disso, especificamente no Campeonato Paulista, foram sete confrontos e o Palmeiras saiu eliminado em seis, um aproveitamento de 85%.

O último confronto eliminatório foi em 2019, na semifinal do Paulistão. Após dois empates em 0x0, no Morumbi e no Allianz Parque, a decisão foi para os pênaltis e o São Paulo se deu melhor, chegando na grande final, onde acabou sendo derrotado pelo Corinthians.

O Palmeiras se segura na sequência positiva que vem tendo nos últimos anos, com seis títulos conquistados em seis anos. Além disso, leva vantagem nos confrontos no Allianz Parque, já que venceu oito vezes e perdeu apenas duas dentro de casa.

A disputa tem tudo para ser extremamente equilibrada entre um Palmeiras simplesmente invicto fora de casa na temporada, e um São Paulo que estava invicto dentro de casa até a partida contra o Racing, pela Libertadores, em que jogou com o time reserva. O Verdão também saiu derrotado na Libertadores, na partida contra o Defensa y Justicia, no Allianz Parque.

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 20, às 22h, no Allianz Parque, e também no domingo, 23, às 16h, no Morumbi.