Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO 2022!

Fifa toma medida punitiva sobre Croácia e Sérvia na Copa do Mundo

Croácia e Sérvia foram multadas devido a provocações políticas na Copa do Mundo; seleção de Modric enfrenta o Brasil nesta sexta-feira, 9, pelas quartas de final

Redação Publicado em 08/12/2022, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Croácia e Sérvia punidas na Copa do Mundo 2022 - Getty Images
Croácia e Sérvia punidas na Copa do Mundo 2022 - Getty Images

As federações da Croácia e da Sérvia foram punidas na Copa do Mundo pelo Comitê Disciplinar na FIFA. Os croatas foram penalizados em 50 mil francos suíços (R$ 276 mil, na cotação atual); os sérvios (cuja seleção já está eliminada da competição), por sua vez, receberam a multa de 20 mil francos suíços (aproximadamente R$ 110 mil).

A motivação para a medida veio por parte dos torcedores de cada equipe. Na partida contra o Canadá, ainda na fase de grupos, ataques foram direcionados a Milan Borjan, que, embora defenda o elenco norte-americano, é natural de Knin, que pertence à Croácia e já foi capital da República Sérvia de Krajina. Os croatas levaram objetos que remetiam à forma como os sérvios fugiram da cidade durante a guerra, com escritos: “nada corre como Borjan” e “Knin 1995”.

Por outro lado, a penalidade para os sérvios ocorreu em razão de provocações no vestiário, quando a seleção havia trazido uma bandeira, para o duelo contra o Brasil, que era sobreposta ao mapa de Kosovo, que ainda luta pela sua autonomia e reconhecimento após a extinção da antiga Iugoslávia. Além disso, o objeto ainda acompanhava uma faixa que dizia: “sem rendição”.

CROÁCIA NAS QUARTAS

A Croácia quer parar o Brasil na Copa do Mundo, e Modricmandou um recado para os rivais brasileiros antes da bola rolar. Na manhã desta quinta-feira, 8, o craque do Real Madrid concedeu entrevista coletiva e foi muito questionado sobre como eliminar a Seleção Brasileira. O meio-campista tirou toda a responsabilidade da sua equipe e destacou que os croatas precisam dar o seu melhor para surpreender no mundial do Catar.

Croácia enfrenta o Brasil na Copa do Mundo 2022
Croácia enfrenta o Brasil na Copa do Mundo 2022 (Créditos: Getty Images)

Fizemos algo muito bom de chegar às quartas. Mas independentemente disso, queremos mais. A maior partida da Copa do Mundo está à nossa frente. Brasil é sempre favorito, mas especialmente nesta Copa, acredito que mereça sim ser favorito", afirmou.